NotíciasJustiçaBraga inicia greve de fome na Câmara após votação de cassação

Braga inicia greve de fome na Câmara após votação de cassação

Em Protesto, Deputado Glauber Braga Entra em Greve de Fome na Câmara dos Deputados

Brasília, 10 de abril de 2025 – Nesta madrugada, o deputado federal Glauber Braga (PSOL-RJ) iniciou uma greve de fome e acampou no plenário 5 do Anexo 2 da Câmara dos Deputados, logo após a aprovação, pelo Conselho de Ética, de um parecer que pede sua cassação por quebra de decoro parlamentar. O resultado da votação foi de 13 votos a favor e 5 contra a cassação.

- Publicidade -

O parlamentar é acusado de agressão física a um militante do Movimento Brasil Livre (MBL), fato que Glauber Braga atribui a uma reação a insultos direcionados à sua mãe. Ele alega ser alvo de perseguição política por suas denúncias relacionadas ao chamado “Orçamento secreto”.

Optando por não realizar declarações à imprensa para conservar energia, o deputado permanece no chão do plenário, acompanhado apenas por assessores. Em gesto breve à equipe de reportagem da Agência Brasil, Braga mencionou que “está tudo bem”. Desde a noite de terça-feira (8), o deputado não consome alimentos sólidos, mantendo-se apenas à base de líquidos devido ao estresse causado pela sessão do Conselho de Ética.

Nas redes sociais, Braga declarou: “Estou há 30 horas e 30 minutos fazendo somente a ingestão de líquidos. Estou no mesmo plenário que votou a minha cassação no dia de ontem. Essa tática radical é o resultado de uma decisão política: não serei derrotado por Arthur Lira e pelo Orçamento secreto. Vou às últimas consequências”.

Conforme informações de sua assessoria, Glauber Braga está sob acompanhamento médico contínuo, mantendo condições estáveis com pressão arterial normal e peso de 91,7 quilos. “Na manhã desta quinta-feira, o parlamentar ingeriu dois copos de isotônico, além de água”, complementou a assessoria.

A deputada federal Luiza Erundina (PSOL-SP), inicialmente, declarou que se juntaria ao colega na greve de fome, mas desistiu após diálogo com outros parlamentares, optando por outras formas de protesto.

O foco da greve de fome, segundo a equipe de Glauber Braga, é desafiar a perseguição política e pressionar por um desfecho para o processo que já se estende há mais de um ano. Braga também promete recorrer à Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) e, caso necessário, ao plenário, para contestar a decisão.

Partidos como PT e PSOL já anunciaram obstrução dos trabalhos legislativos em resposta à votação do Conselho de Ética. O líder do PT, deputado Lindbergh Farias (PT-RJ), criticou a condução do processo e solicitou que o colégio de líderes partidários revisasse o caso.

Sobre as acusações referentes ao Orçamento secreto, Glauber Braga é um dos críticos mais vocais desse mecanismo de uso de emendas parlamentares sem transparência. O tema gerou debates intensos e resultou em exigências do Supremo Tribunal Federal (STF) por maior clareza nos gastos públicos.

O presidente da Câmara, Arthur Lira, e o relator do processo, deputado Paulo Magalhães, negaram as acusações. Lira afirmou estar aberto a medidas judiciais se necessário, enfatizando que as acusações contra Braga foram iniciadas pelo partido Novo, ind                               ependente dos políticos mencionados.

A Agência Brasil tentou contato com a assessoria do deputado Paulo Magalhães para comentários adicionais, porém não obteve retorno até o fechamento desta matéria.

*Fotografia de Glauber Braga no plenário por Lula Marques/Agência Brasil.

Greve de fome: Braga acampa na Câmara após Conselho votar cassação

Agência Brasil

Política

- Publicidade -spot_img

Últimas Postagens

Lula critica Trump por querer controlar nova ONU

Em pronunciamento durante o encerramento do 14º Encontro Nacional do Movimento dos Trabalhadores Rurais...

FGC libera R$ 26 bi a 67% dos credores do Banco Master

Pagamentos do FGC ao Banco Master alcançam R$ 26 bilhões Até a tarde desta sexta-feira...

Inscrições no Mais Médicos Especialistas acabam domingo

Prazo para adesão ao Mais Médicos Especialistas termina neste domingo Os governos estaduais, municipais e...

Fachin Defende Atuação de Toffoli em Inquérito do Banco Master

Na noite desta quinta-feira, o presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), Luiz Edson Fachin,...

Brasil condena demolição de sede da UNRWA em Jerusalém

Governo Brasileiro Condena Demolição de Sede da UNRWA em Jerusalém Oriental Em uma forte posição...

Turismo no Brasil cresce 37% e bate recordes em 2025

O setor de turismo no Brasil registrou um crescimento expressivo de 37% em 2025,...

CNTE celebra aumento salarial; prefeitos expressam preocupação

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva assinou uma medida provisória reajustando o piso...

CFM avalia Enamed para liberar registros médicos

O Conselho Federal de Medicina (CFM) está avaliando uma nova proposta que pode alterar...

Bolsa atinge 172 mil pontos após recuos diplomáticos de Trump

O mercado financeiro brasileiro registrou um dia excepcional nesta quarta-feira (21), com a bolsa...
- Publicidade -spot_img