NotíciasEconomiaInflação fecha março a 0,56% com alta nos alimentos

Inflação fecha março a 0,56% com alta nos alimentos

Inflação de Março Registra 0,56% Impulsionada por Alta nos Alimentos

A inflação oficial de março fechou em 0,56%, indicando uma desaceleração em relação a fevereiro, que registrou uma taxa de 1,31%. Segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) divulgados nesta sexta-feira, os preços dos alimentos foram os principais responsáveis pelo índice deste mês, apresentando a maior alta desde dezembro de 2024.

Com este resultado, o acumulado dos últimos 12 meses alcançou 5,48%, superando o teto da meta de inflação do governo de 4,5%, e é o mais alto desde fevereiro de 2023, que foi de 5,60%. A meta oficial estipulada pelo Conselho Monetário Nacional (CMN) é de 3%, permitindo uma variação de até 1,5 ponto percentual para mais ou para menos.

- Publicidade -

Março de 2025 registrou o maior índice para o mês desde 2023, quando a taxa foi de 0,71%. O ano anterior, no mesmo período, o IPCA foi bem mais moderado, marcando apenas 0,16%.

Todos os nove grupos de produtos e serviços analisados mostraram aumento em março. Dentre eles, alimentação e bebidas tiveram a maior alta, 1,17%, seguidos por despesas pessoais, que subiram 0,70%, e vestuário, com aumento de 0,59%. Até mesmo os segmentos com menores índices, como habitação e comunicação, registraram elevação nos preços.

O índice de difusão, que indica o percentual de produtos e serviços que tiveram aumento de preço, ficou em 61% neste mês.

Principais Impulsionadores da Inflação: Café, Ovo e Tomate

O tomate, que sofreu uma alta significativa de 22,55%, foi um dos grandes vilões, impactando a inflação em 0,05 ponto percentual. Segundo o IBGE, calor excessivo nos meses de verão acelerou a maturação do fruto, causando uma antecipação da colheita que, por sua vez, reduziu a oferta e elevou os preços.

O café moído e o ovo de galinha também contribuíram significativamente para a inflação, com aumentos de 8,14% e 13,13%, respectivamente. O aumento no custo do milho, principal componente da ração das aves, e a maior demanda durante o período da quaresma, foram apontados como fatores para o aumento dos preços desses itens.

Outros Grupos e Índices

No setor de transportes, apesar de uma ligeira desaceleração em relação ao mês anterior, ainda apresentou um aumento considerável de 0,46%. Passagens aéreas tiveram um dos maiores impactos individuais, com alta de 6,91%.

O segmento de serviços, considerado um reflexo da relação entre oferta e demanda, subiu 0,62%, apesar de uma leve queda em relação ao mês anterior, onde registrou 0,82%. Já o grupo de preços monitorados teve um aumento bem mais modesto, de apenas 0,18%.

O resultado deste mês reflete diretamente no cenário econômico mais amplo e será um dos fatores considerados pelo Comitê de Política Monetária (Copom) do Banco Central na definição da taxa básica de juros, a Selic.

O IPCA abrange o custo de vida de famílias com rendimentos de um a 40 salários mínimos e a coleta de preços é realizada em diversas regiões do país, incluindo todas as regiões metropolitanas, além de capitais como Brasília, Goiânia, Campo Grande entre outras.

Foto do tomate por Elza Fiúza/Agência Brasil.

Inflação desacelera e fecha março em 0,56%, pressionada por alimentos

Agência Brasil

Economia

- Publicidade -spot_img

Últimas Postagens

Enchentes em Sumatra já têm mais de 900 vítimas fatais

Tragédia Ambiental em Sumatra: Enchentes e Deslizamentos Deixam Mais de 900 Mortos As províncias indonésias...

Fifa define: Final da Copa 2026 será às 16h em Nova Jersey

A Fifa definiu os horários dos principais jogos da Copa do Mundo 2026, com...

Filarmônica mais antiga do Brasil celebra 280 anos em Sergipe

Itabaiana celebra 280 anos de tradição musical com eventos gratuitos A tradicional Sociedade Filarmônica Nossa...

Agrotóxicos prejudicam principalmente grupos vulneráveis

Contaminação por Agrotóxicos e a Crise Alimentar no Brasil Em meio às discussões sobre segurança...

Uerj: Pesquisador defende monitoramento de ex-cotistas

A criação de grupos de trabalho na Universidade Estadual do Rio de Janeiro (Uerj)...

Moradores afetados pelas chuvas podem sacar FGTS em SP

Saque do FGTS por calamidade já está disponível em Paraibuna e, em breve, em...

STF analisa benefício do INSS para vítimas de violência doméstica

O Supremo Tribunal Federal (STF) prosseguiu nesta sexta-feira (5) com o julgamento virtual sobre...

Vereadora Helen Cabral exige ações contra violência de gênero

Santa Maria (RS) - A vereadora Helen Cabral (PT) denunciou ter sido vítima de...

Nunes Marques restabelece governador do Tocantins no cargo

Em decisão emitida nesta sexta-feira (5), o ministro Nunes Marques do Supremo Tribunal Federal...
- Publicidade -spot_img