NotíciasEconomiaBrics busca expandir comércio no bloco e enfrentar protecionismo

Brics busca expandir comércio no bloco e enfrentar protecionismo

Na última segunda-feira (8), líderes dos países do BRICS reuniram-se em uma cúpula virtual presidida pelo Brasil para discutir estratégias que ampliem o comércio e a integração financeira entre as nações do grupo. A reunião ocorre em um período onde os Estados Unidos adotam uma postura mais protecionista com o aumento de tarifas comerciais.

O presidente brasileiro, Luiz Inácio Lula da Silva, enfatizou a importância do bloco no cenário global e a necessidade de um sistema multilateral de comércio que atenda às peculiaridades dos países em desenvolvimento. “O comércio e a integração financeira entre nossos países oferecem uma opção segura para mitigar os efeitos do protecionismo”, destacou Lula em seu discurso.

- Publicidade -

Lula destacou o papel estratégico do Novo Banco de Desenvolvimento do BRICS e ressaltou a força combinada do bloco, que compreende grande parte do PIB global, além de ser significativo no comércio internacional e na produção agropecuária. Segundo o presidente, essas características posicionam o BRICS como um agente fundamental na promoção de uma industrialização sustentável e na geração de empregos, especialmente na alta tecnologia.

Neste ano, quando o Brasil assume a presidência do BRICS, Lula tem defendido que o bloco desempenhe um papel crucial na reforma das instituições globais de governança, como o Conselho de Segurança da ONU e a Organização Mundial do Comércio (OMC). “A OMC está paralisada há anos”, lembrou o presidente, mencionando o impacto negativo de políticas unilaterais que, segundo ele, violam princípios do livre comércio.

Além dos desafios comerciais, a cúpula também abordou temas como as estratégias frente ao unilateralismo crescente que ameaça instituições e a soberania dos Estados. Lula criticou o que chamou de “chantagem tarifária”, usada como instrumento para conquistar mercados.

Em discussões sobre segurança global, o presidente brasileiro tocou no tema da presença militar dos EUA no Caribe e os desafios na América Latina e Caribe, regiões que aspiram à paz e à cooperação, longe de conflitos armados.

A reunião contou com a participação de líderes fundamentais, como o presidente chinês Xi Jinping, que falou sobre a Iniciativa de Governança Global, possível precursora de uma nova ordem mundial. Também estiveram presentes representantes da Rússia, Índia, África do Sul, Egito, Indonésia, Irã, Emirados Árabes Unidos e Etiópia.

A cúpula preparou o terreno para futuras discussões na 80ª Assembleia Geral das Nações Unidas e na COP30, destacando a necessidade de uma governança climática mais forte e integrada.

Os chefes de Estado e representantes trocaram impressões sobre como enfrentar desafios e ampliar a cooperação, visando a um multilateralismo revitalizado e eficiente frente às contínuas mudanças na geopolítica mundial.

Líderes do Brics defendem ampliação de mecanismos de comércio no bloco

Agência Brasil

Economia

- Publicidade -spot_img

Últimas Postagens

Artesãos Mantêm Tradição da Viola de Cocho no Pantanal

A viola de cocho, instrumento tradicional da cultura pantaneira, ganha destaque como um dos...

Aquecimento global pode inviabilizar cultivo de alface no Brasil

Estudo realizado pela Embrapa alerta para o potencial impacto devastador das mudanças climáticas sobre...

Gilmar Mendes Negou Existência de “Ditadura da Toga” no Brasil

Gilmar Mendes Defende a Atuação do STF nas Redes Sociais O Ministro Gilmar Mendes, do...

Brasil enfrenta Bolívia em altitude desafiadora na terça-feira

Na próxima terça-feira (9), a seleção brasileira enfrentará a Bolívia em partida válida pelas...

Jovens de 9 países em curso oceânico no Rio em 2025

Jovens Pesquisadores Internacionais Reúnem-se no Rio de Janeiro para Escola de Verão Sobre Resiliência...

Pesquisa alerta para prevenção do HPV em pessoas trans

Pesquisa Indica Alta Prevalência de HPV de Alto Risco entre População Transgênero Uma recente pesquisa...

Arquitetos propõem urbanismo sustentável contra o clima

Brasília sedia conferência de arquitetura focada no desenvolvimento sustentável urbano BRASÍLIA – Líderes em arquitetura...

Brasil perde no tie-break e disputará bronze no Mundial

Brasil Busca Bronze no Mundial de Vôlei Após Derrota para Itália Em uma batalha emocionante...

Museu do Ipiranga celebra 130 anos com festa gratuita

São Paulo celebra 130 anos do Museu do Ipiranga com festival gratuito No próximo domingo,...
- Publicidade -spot_img