Aumento da Atenção em Sala de Aula Após Proibição de Celulares: Um Estudo Revelador
Uma recente pesquisa realizada pela Frente Parlamentar Mista da Educação, em colaboração com o Equidade.info do Lemann Center da Stanford Graduate School of Education, revelou que mais de 80% dos estudantes brasileiros apresentaram um aumento na atenção durante as aulas, consequência direta da proibição do uso de celulares em sala. A restrição, que se mostra mais efetiva nos primeiros anos do Ensino Fundamental I com 88% dos estudantes notando melhoras, visa criar um ambiente educacional mais focado.
O estudo destaca também uma diminuição significativa de casos de bullying virtual, com 77% dos gestores e 65% dos professores observando uma queda, enquanto apenas 41% dos alunos perceberam essa melhoria. Essa disparidade sugere que nem todos os incidentes de bullying estão sendo reportados ou detectados pelas escolas.
No entanto, a pesquisa indicou que, apesar dos benefícios, a proibição levou a um aumento no tédio e na ansiedade entre os alunos durante os recreios, com 44% relatando mais tédio e 49% dos professores notando uma elevação na ansiedade dos estudantes. Esses desafios apontam para a necessidade de as escolas desenvolverem estratégias de engajamento e bem-estar adaptadas a cada faixa etária.
Regionalmente, o Nordeste demonstrou os melhores resultados com 87% de melhoria no comportamento dos estudantes, enquanto as regiões Centro-Oeste e Sudeste registraram os menores índices de progresso. Segundo a pesquisa, estas diferenças ressaltam como a eficácia das políticas educacionais pode variar de acordo com o contexto regional.
A pesquisa, que entrevistou 2.840 alunos, 348 professores e 201 gestores de escolas de todas as regiões do país, reforça a importância de uma abordagem diferenciada por idade e condições locais para garantir o sucesso da lei, sancionada em janeiro de 2025, que proíbe o uso de celulares em escolas. Esses dados são uma ferramenta valiosa para formular políticas que integrem as necessidades acadêmicas e emocionais dos alunos, proporcionando um ambiente de aprendizado mais produtivo e saudável.
Créditos das imagens: Agência Brasil (imagens incorporadas ao texto com dimensões de visualização minimizada).
Veto a celular leva 80% dos alunos a prestar mais atenção nas aulas
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