Ex-presidente Jair Bolsonaro passa por novo procedimento cirúrgico devido a crises de soluços
Ex-presidente Jair Bolsonaro foi submetido a um novo procedimento cirúrgico na tarde desta terça-feira (30), informou a ex-primeira-dama Michelle Bolsonaro via redes sociais. A intervenção visa reforçar o bloqueio do nervo frênico, responsável pelo controle do diafragma. Este é o terceiro procedimento feito no ex-presidente em uma semana, após crises recorrentes de soluços que começaram na manhã do mesmo dia.
Segundo postagem de Michelle Bolsonaro, “Meu amor apresentou quadro de soluços às 10h da manhã, que não cessaram até o momento. Diante disso, a equipe médica optou pela realização de um reforço no bloqueio do nervo frênico”. O procedimento ocorreu no Hospital DF Star, em Brasília, onde Bolsonaro segue internado.
No início da noite do mesmo dia, o hospital divulgou um novo boletim médico. O documento afirma que Bolsonaro permanece em cuidados pós-operatórios devido a uma cirurgia de hérnia inguinal realizada na semana passada. Também foi confirmada a complementação do bloqueio anestésico dos nervos frênicos bilaterais e anunciada a realização de um exame de endoscopia digestiva alta no dia seguinte para avaliar o refluxo gastroesofágico.
Os médicos responsáveis pelo acompanhamento do ex-presidente incluem Claudio Birolini (cirurgião geral), Leandro Echenique (cardiologista), Brasil Caiado (cardiologista), Mateus Saldanha (radiologista intervencionista), Lauro Bogniotti (anestesiologista) e Allisson B. Barcelos Borges (diretor-geral do hospital). A equipe médica continua aplicando terapias adicionais como fisioterapia respiratória, terapia de CPAP para apneia do sono e medidas preventivas para trombose.
O ex-presidente está internado no Hospital DF Star desde o dia 24 de dezembro, após uma cirurgia de hérnia inguinal realizada no dia de Natal. A autorização para a internação veio do ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), considerando que Bolsonaro cumpre pena de 27 anos e três meses de prisão em regime inicialmente fechado por condenação em tramas golpistas.
Matéria ampliada às 18h26 para inclusão das informações do boletim médico.
Imagem meramente ilustrativa: créditos à Agência Brasil.
Com crise persistente de soluços, Bolsonaro faz nova cirurgia
Internacional

