Ato na Paulista Reivindica Anistia para Envolvidos nos Ataques de 8 de Janeiro
No último domingo, centenas de apoiadores do ex-presidente Jair Bolsonaro tomaram a Avenida Paulista, em São Paulo, para manifestar apoio ao projeto de lei que propõe anistia aos envolvidos nos ataques ao Supremo Tribunal Federal e outras instituições em Brasília, ocorridos no dia 8 de janeiro. A manifestação começou às 14h e contou com a presença de diversos políticos e figuras públicas.
O ex-presidente, que convocou o ato, discursou em defesa de Débora Rodrigues Santos, cabeleireira que foi detida por sua participação nos atos e por vandalizar a estátua "A Justiça" em frente ao STF. Jair Bolsonaro destacou que, se estivesse no país durante os incidentes, acredita que também teria sido preso. Durante o evento, manifestantes vestidos de verde e amarelo empunhavam batons, em alusão ao ato cometido por Débora que atualmente está em prisão domiciliar.
A Procuradoria-Geral da República acusa Débora de engajamento ativo nos movimentos golpistas desde o término das eleições de 2022, e de obstruir investigações judiciais eliminando provas, potencializando a gravidade das acusações contra ela.
Além de Bolsonaro, marcaram presença na manifestação o governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas, e outros seis governadores de estados como Minas Gerais, Paraná, entre outros. Autoridades como o presidente do PL, Valdemar Costa Neto, e o prefeito de São Paulo, Ricardo Nunes, também foram vistos no evento.
Jair Bolsonaro, que foi considerado inelegível até 2030 por uso político de um encontro com embaixadores estrangeiros e descreditar sem provas o sistema eleitoral brasileiro, enfrenta uma ação penal com outros sete réus, desde uma decisão unânime da Primeira Turma do STF. Agora réus, eles poderão ser julgados e, potencialmente, condenados à prisão.
A foto do ato, capturada por Amanda Perobelli, retrata um cenário de forte adesão dos participantes ao tema do evento, sublinhando a unicidade do pedido de anistia para os envolvidos nos ataques de janeiro. (Créditos da imagem: REUTERS/Amanda Perobelli/Proibida reprodução)
[Nota: Informações contidas nesta reportagem são compiladas em conformidade com a necessidade de clareza e precisão exigidas pelo site do Governo Federal do Brasil.]
Bolsonaro nega tentativa de golpe e diz esperar por “ajuda externa”
Internacional