Brasil Brilha na Copa do Mundo de Boxe com Nove Medalhas em Foz do Iguaçu
Foz do Iguaçu, PR – O Brasil fechou sua participação na etapa da Copa do Mundo de Boxe, realizada pela primeira vez no país, com um saldo impressionante de nove medalhas, garantindo o segundo lugar no quadro geral, atrás apenas da Polônia. O evento, que marca o início do ciclo olímpico para os Jogos de Los Angeles 2028, ocorreu ao longo de seis dias e concluiu suas atividades neste sábado (5).
A competição, sediada em Foz do Iguaçu, testemunhou momentos de triunfo para o boxe brasileiro, com destaque para as conquistas de ouro por parte de atletas como Jucielen Romeu e Luiz “Bolinha” Oliveira. Jucielen, competindo na categoria até 57 quilos, venceu a vice-campeã olímpica polonesa Julia Szreremeta. Já Luiz Oliveira conseguiu um impactante nocaute contra o polonês Pawel Brach nos 60 kg.
Além dos já citados, Yuri Falcão também subiu ao topo do pódio após uma decisão unânime dos juízes na final dos 65 kg contra o indiano Abbinash Jamwal. "Estou muito feliz mesmo. Foi minha primeira competição internacional na nova categoria e sair campeão não tem resultado melhor", declarou Falcão ao Comitê Olímpico do Brasil.
No entanto, não foram apenas ouros que coloriram a participação brasileira. Kauê Belini e Wanderley Pereira, conhecido como "Holifield", ambos alcançaram a final em suas respectivas categorias, mas se contentaram com a prata. Em adição, o país ainda conquistou quatro bronzes, ampliando a contagem para um total respeitável de medalhas.
"A avaliação é de 100% de aproveitamento. Treinamos duro para isso. Valeu o esforço, valeu todo o treinamento", analisou Romeu, refletindo o sentimento de realização que permeia a equipe brasileira.
Essa etapa da Copa do Mundo de Boxe é apenas o começo de um circuito de competições organizado pela Federação Internacional de Boxe, que ainda incluirá eventos na Índia e no Cazaquistão, ambos contando pontos para o ranking mundial. Os melhores classificados disputarão a World Boxing Cup Finals no fim do ano. Ainda em 2025, os atletas brasileiros terão como principal foco o Campeonato Mundial em Liverpool, Inglaterra.
A seleção brasileira, composta por 16 atletas nesta etapa, segue agora com preparações intensas visando futuras competições e, ultimamente, os Jogos Olímpicos de Los Angeles 2028, com expectativas de continuar trazendo orgulho e medalhas para o país.
[Fonte: Comitê Olímpico do Brasil]
Boxe: Jucielen Romeu, Yuri Falcão e Luiz Oliveira são ouro no Paraná
Fonte: Agencia Brasil.
Esportes