NotíciasButantan inicia testes em humanos de vacina contra gripe aviária

Butantan inicia testes em humanos de vacina contra gripe aviária

Instituto Butantan anuncia testes de vacina contra gripe aviária H5N8

O Instituto Butantan, ligado à Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo, iniciará os testes em seres humanos da primeira vacina brasileira contra a gripe aviária, especificamente o vírus H5N8. Autorizado pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), o instituto aguarda agora a aprovação da Comissão Nacional de Ética em Pesquisa (Conep).

- Publicidade -

A vacina influenza monovalente A (H5N8) será administrada em duas doses, com um intervalo de 21 dias, começando pelos adultos de 18 até 59 anos. Posteriormente, incluir-se-á pessoas com mais de 60 anos nos testes. O Instituto Butantan planeja recrutar 700 voluntários para as fases 1 e 2 do estudo, que ocorrerão em centros de pesquisa localizados em Pernambuco, Minas Gerais e São Paulo, com previsão de conclusão em 2026.

Os estudos pré-clínicos realizados em camundongos e coelhos revelaram não só a segurança da vacina, mas também sua capacidade imunogênica. Esper Kallás, diretor do Instituto Butantan, ressaltou a importância desta vacina face ao potencial mutagénico de vírus aviários e a viabilidade de transmissão em humanos, frisando que a preparação é crucial para prevenir potenciais pandemias.

O cenário global preocupa especialistas, com o surgimento de novas variantes altamente letais, como H5N1 e H7N9, já registradas pela Anvisa. Segundo a agência, estas variantes exigem vigilância contínua devido à sua alta taxa de letalidade e capacidade de mutação, que já resultou em centenas de milhões de mortes de aves e numerosas espécies afetadas.

As vacinas em desenvolvimento, que utilizam vírus inativados para segurança no uso humano, serão fundamentais para a preparação contra futuros surtos, conforme explica Fernanda Boulos, diretora médica do Instituto Butantan. A criação dos cinco centros de pesquisa, a serem ativados após a aprovação ética, será crucial para avaliar a eficácia e a segurança deste novo biológico.

Complementando a preparação do país, o Ministério da Saúde desenvolveu um Plano de Contingência Nacional do Setor Saúde para Influenza Aviária, lançado em dezembro de 2024, visando a integração de esforços em diagnóstico, assistência e comunicação em saúde.

O Brasil, ainda sem casos confirmados em humanos, mantém medidas padrão de segurança e vigilância, garantindo a prontidão em resposta a possíveis emergências com influências aviárias, em alinhamento com padrões internacionais que garantem a segurança alimentar e a prevenção na transmissão destes vírus. Esforços continuados e colaboração entre institutos e agências de saúde permanecem essenciais para a segurança global.

Credito da imagem: Agência Brasil – Foto meramente ilustrativa

Butantan se prepara para testar vacina contra gripe aviária em humanos

Agência Brasil

Saúde

- Publicidade -spot_img

Últimas Postagens

Lula e Peña discutem espionagem e retomam diálogo sobre Itaipu

Brasília, DF - Em recente encontro na Argentina, os presidentes do Brasil, Luiz Inácio...

STF debaterá pejotização em audiência pública em setembro

STF Debate a Pejotização para Definir Novas Diretrizes na Contratação de Trabalhadores Em uma medida...

Temporada França-Brasil reflete sobre IA, clima e trabalho

A Precarização no Mundo da Inteligência Artificial: Denúncias em Exposição Artística Carros, motos, pessoas, helicópteros...

Brasil avança com 100% na AmeriCupW após vencer El Salvador

Seleção Brasileira Feminina de Basquete Avança Invicta na AmeriCupW SANTIAGO, CHILE — A seleção brasileira...

Lula visita Cristina Kirchner durante prisão domiciliar

O presidente do Brasil, Luiz Inácio Lula da Silva, realizará uma visita oficial a...

Brasil reassume liderança ambiental global, informa Marina Silva

Brasil Retoma Liderança Ambiental, Destaca Ministra Marina Silva Em pronunciamento na Comissão de Agricultura, Pecuária,...

Haddad defende judicialização após Congresso rejeitar IOF

Em recente desdobramento na política econômica brasileira, a judicialização da revogação de um decreto...

Enem 2025: Último dia para recorrer de atendimento especial negado

Prazo para recursos de atendimento especializado do Enem 2025 se encerra nesta quarta-feira Candidatos do...

Lula quer 2 de julho como Dia Nacional da Consolidação da Independência

Brasília, 1° de dezembro — O presidente Luiz Inácio Lula da Silva propôs ao...
- Publicidade -spot_img