Nacional: Campanha de Vacinação contra Influenza Inicia na Próxima Segunda com Meta Ambiciosa
A partir da próxima segunda-feira, 7 de março, tem início a campanha nacional de vacinação contra a influenza. O Ministério da Saúde estabeleceu como objetivo imunizar 90% dos grupos prioritários, uma marca que visa cobrir uma ampla faixa da população considerada de alto risco.
Grupos Prioritários
Os grupos considerados prioritários incluem crianças de seis meses a menos de seis anos, gestantes, e idosos. Além destes, a vacinação também abrange:
- Trabalhadores da saúde
- Puérperas
- Professores dos ensinos básico e superior
- Povos indígenas
- Pessoas em situação de rua
- Profissionais das forças de segurança e salvamento
- Profissionais das Forças Armadas
- Pessoas com doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais
- Pessoas com deficiência permanente
- Caminhoneiros
- Trabalhadores do transporte rodoviário coletivo
- Trabalhadores portuários
- Funcionários do sistema de privação de liberdade
- População privada de liberdade e adolescentes em cumprimento de medidas socioeducativas
Distribuição e Eficiência do Imunizante
A vacina oferecida gratuitamente na rede pública é trivalente, protegendo contra três cepas do vírus influenza (H1N1, H3N2 e tipo B) e é capaz de reduzir significativamente o risco de casos graves e óbitos causados pela doença. Para a campanha deste ano, o Ministério adquiriu 73,6 milhões de doses, sendo 67,6 milhões destinadas para o primeiro semestre nos estados do Sul, Sudeste, Centro-Oeste e Nordeste. Os remanescentes 5,9 milhões de doses serão distribuídos no segundo semestre para a Região Norte, respeitando a sazonalidade do vírus, que tem maior circulação de setembro a novembro no chamado inverno amazônico.
Campanha em Dois Momentos
Visando uma estratégia de prevenção eficaz, a vacinação ocorrerá em dois períodos distintos:
- Primeiro semestre: durante os meses de março e abril nas regiões Nordeste, Centro-Oeste, Sudeste e Sul
- Segundo semestre: em setembro, especificamente na Região Norte
Importância da Vacinação
O Ministério da Saúde reitera a eficácia da vacina como preventiva, que pode evitar entre 60% e 70% dos casos graves e óbitos. Em 2024, a cobertura vacinal entre os públicos prioritários foi de 48,89% na Região Norte e 55,19% nas demais regiões, indicando uma urgência de maior adesão ao programa de imunização.
Os dados de anos anteriores reforçam a necessidade contínua de vacinação para a proteção contra a influenza, uma vez que tanto ela quanto a COVID-19 se mantêm como sérias ameaças à saúde pública.
A campanha estimula que todos elegíveis para a vacinação compareçam aos postos de saúde. "Vacinar-se é um ato de cuidado próprio e coletivo. As vacinas são seguras, eficazes e gratuitas," ressaltou o Ministério.
O ministério reforça o compromisso de proteger a população e espera uma resposta positiva à campanha, essencial para a manutenção da saúde pública no país.
Campanha de vacinação contra a gripe começa na segunda-feira
Saúde