NotíciasCulturaCinemateca do MAM celebra 70 anos com nova geração de público

Cinemateca do MAM celebra 70 anos com nova geração de público

Cinemateca do MAM Celebra 70 Anos com Reabertura e Programação Diversificada

Rio de Janeiro – Após oito meses de reformas, a Cinemateca do Museu de Arte Moderna (MAM) no Rio de Janeiro reabriu suas portas em março, marcando o início das celebrações de 70 anos de atividades. O espaço querido tanto por cinéfilos de longa data quanto por jovens estudantes e entusiastas do cinema, retoma as sessões com melhorias significativas e uma programação ampla que promete atender aos variados gostos de seu público.

A reforma do Auditório Cosme Alves Netto, nome que homenageia um importante cineclubista e diretor da cinemateca no período de 1965 a 1988, custou cerca de R$ 790 mil. “Este investimento foi possível através de apoio do Ministério da Cultura, editais da Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa do RJ e da RioFilme, parte da Lei Paulo Gustavo”, explicou o coordenador-geral da Cinemateca, José Quental. O espaço foi modernizado com uma nova tela de projeção, cabine revitalizada, sistemas de áudio e iluminação atualizados, além de novos mobiliários e equipamentos que garantem acessibilidade nas sessões.

Quental destacou o retorno de antigos frequentadores e o aumento da presença de jovens e estudantes na cinemateca, que se deve em parte às parcerias estabelecidas com universidades como UFRJ, UFF, PUC-Rio e Uerj. "Estamos percebendo uma agradável mescla de gerações, trazendo uma renovação ao nosso público", acrescentou.

A reabertura foi celebrada com a exibição do filme "Salomé", premiado no 57º Festival de Brasília do Cinema Brasileiro, seguido de um debate com o diretor André Antônio. Além disso, a programação regular da Cinemateca inclui obras clássicas de renomados cineastas como Jean-Luc Godard e Alfred Hitchcock, bem como filmes contemporâneos e atividades como palestras e cursos, contribuindo para a formação e difusão de uma cultura cinematográfica rica e diversificada.

“A pessoa tem que abrir a programação do mês para descobrir algo que ela não conhece e rever outras, ou ter experiências de cursos. Há uma oferta variada de filmes", disse Quental. Em maio, o espaço sediará a 14ª edição do Urano Filme Festival, que aborda a questão nuclear, e o curso Cosmopoética com a Desobediência, em cooperação com a Antropologia da UFRJ.

O cineasta Gregorio Gananian, que dirigiu filmes como "Sinfonia de Jards" e "Inaudito", comemorou a reabertura do espaço, destacando a importância da Cinemateca do MAM como um local mítico no cenário cultural do Brasil.

José Quental ainda acrescentou sobre a importância do suporte governamental. "A reforma foi possível graças a editais como o da Lei Paulo Gustavo, o que reflete o engajamento que esperamos dos níveis federal, estadual e municipal no apoio à cultura", concluiu.

A Cinemateca do MAM, desde sua criação em 1948 e oficialmente inaugurada em 1951, continua sendo um pilar na preservação e exibição do cinema nacional e internacional, proporcionando ao público carioca e aos visitantes uma janela rica em educar e entreter através da magia do cinema.

Renovação do público reforça o perfil da histórica Cinemateca do MAM

Agência Brasil

Educação

- Publicidade -spot_img

Últimas Postagens

Israel acusado de realizar “genocídio digital” contra palestinos

São Paulo, 17 de abril de 2025 – CryptoRave Encerra com Alerta sobre "Genocídio...

Pesquisadores acusam Israel de cometer “genocídio digital”

Conflitos sobre o uso de tecnologias em genocídios marcaram os debates da CryptoRave em...

Cruzeiro perto de vaga nas quartas do Brasileiro Feminino

Em uma exibição de gala no Estádio Castor Cifuentes, em Nova Lima, o Cruzeiro...

Queda no diesel da Petrobras não é percebida pelo consumidor

Apesar de significativas reduções no preço do óleo diesel feitas pela Petrobras desde janeiro...

30% dos Adultos no Brasil Sofrem de Hipertensão Arterial

Dia Mundial da Hipertensão Alerta para Riscos da Doença Silenciosa No Dia Mundial da Hipertensão,...

Ednaldo Rodrigues recorre ao STF contra eleições da CBF

Em recente desdobramento na Confederação Brasileira de Futebol (CBF), o ex-presidente da entidade, Ednaldo...

“O Agente Secreto” de Kleber Mendonça concorre em Cannes

Brasil brilha em Cannes com 'O Agente Secreto' entre os indicados à Palma de...

Petro sugere greve geral na Colômbia após acusar Senado de fraude

Em uma ação sem precedentes, o presidente da Colômbia, Gustavo Petro, convocou uma mobilização...

Prazo Final para Cursinhos Populares Proporem ao MEC Hoje

Cursinhos populares e comunitários têm até esta sexta-feira (16), às 18h, para inscreverem suas...
- Publicidade -spot_img