"É Tudo Verdade": Festival celebra 30 anos com documentários gratuitos em São Paulo e Rio de Janeiro
São Paulo, 3 de abril – Começa hoje o festival internacional de documentários "É Tudo Verdade", que neste ano celebra três décadas de existência. Até o dia 13 de abril, admiradores do cinema documental poderão assistir a 85 produções de 30 diferentes países, distribuídas em cinco salas de cinema em São Paulo e três no Rio de Janeiro, sem custo algum.
A abertura do festival foi marcada por uma exibição especial para convidados na Cinemateca Brasileira, em São Paulo, nesta quarta-feira (2). O filme "Ritas", dirigido por Oswaldo Santana e que retrata a vida e carreira da icônica cantora brasileira Rita Lee, foi o escolhido para dar início ao evento. O documentário estará disponível para o público geral no dia seguinte, quinta-feira (3), no Cinesesc às 17h30.
No Rio de Janeiro, o Estácio NET Botafogo também preparou uma sessão especial para convidados, que aconteceu hoje, com a exibição de "Viva Marília", do diretor Zelito Viana, uma homenagem à renomada atriz Marília Pêra. A sessão para o público acontecerá amanhã, sexta-feira (4), às 20h30, na mesma sala.
Este ano, o festival presta homenagem ao cineasta Vladimir Carvalho, exibindo nove de seus longas-metragens. Adicionalmente, a retrospectiva internacional destacará a obra do diretor britânico Humphrey Jennings.
Entre as atividades especiais em comemoração aos 30 anos do festival, o destaque fica por conta do Especial 30!, segmento que reexibirá três documentários notáveis da história do evento: "O Velho – A História de Luiz Carlos Prestes", "Noel Field – A Lenda de Um Espião" e "Cabra Marcado para Morrer".
Para enriquecer ainda mais o evento, um seminário será realizado nos dias 10 e 11 de abril no Centro de Pesquisa e Formação do Sesc em São Paulo, contando com a presença de quatro cineastas brasileiros laureados na mostra competitiva do festival: Eliza Capai, Joel Zito Araújo, Paulo Sacramento e Roberto Berliner.
Visando aumentar o acesso ao festival, também será disponibilizada uma seleção de dez curtas-metragens via streaming, acessíveis na plataforma Itaú Cultural Play de 14 a 30 de abril.
Os interessados em assistir às sessões presenciais devem se atentar que os ingressos são gratuitos e serão distribuídos até uma hora antes de cada exibição. Mais informações sobre o festival podem ser obtidas diretamente no site oficial do evento.
Festival “É Tudo Verdade” promete mais uma edição memorável, consolidando-se como uma janela essencial para documentaristas do Brasil e do mundo, em um ambiente de celebração e reflexão sobre o poder do cinema documental.
Festival É Tudo Verdade exibe 85 documentários a partir desta quinta
Educação