Pelo sexto ano seguido, o Flamengo se consagra líder no Ranking Nacional dos Clubes (RNC), conforme atualização da Confederação Brasileira de Futebol (CBF) nesta quarta-feira. O clube carioca lidera a classificação com 16.314 pontos, apesar de uma diminuição em relação ao ano anterior.
Desde 2021, o clube rubro-negro ocupa o topo da lista, superando equipes tradicionais como Palmeiras, que liderou em três ocasiões, e o Cruzeiro, destacado em anos anteriores. O ranking, que contabiliza as performances dos times nas Séries A, B, C e D do Campeonato Brasileiro e na Copa do Brasil nos últimos cinco anos, serve como base para determinar a participação das equipes em competições futuras.
A mecânica de pontuação do RNC é detalhada pelo peso atribuído a cada temporada, sendo o ano corrente multiplicado por cinco e diminuindo progressivamente até o quinto ano anterior. Através deste sistema, o Flamengo, apesar de ser o atual campeão brasileiro, viu uma redução de pontos devido ao desempenho menos expressivo na Copa do Brasil deste ano.
Na sequência do ranking, o Corinthians, com a recente vitória na Copa do Brasil, subiu para o segundo lugar, acumulando 14.930 pontos. O rival Palmeiras agora ocupa a terceira posição, seguido de perto pelo Atlético-MG e São Paulo, que completam os cinco primeiros.
Além das movimentações no topo, o ranking também registra ascensões notáveis como a do Bahia e do Vasco, que melhoraram suas colocações para nono e décimo lugar, respectivamente. Por outro lado, Fortaleza e Grêmio experimentaram quedas significativas.
No âmbito estadual, o Ranking Nacional de Federações (RNF) manteve São Paulo na liderança, seguido pelo Rio de Janeiro e Minas Gerais, que superou o Rio Grande do Sul pela terceira colocação. Essas posições refletem a força e a representatividade dos estados no cenário do futebol nacional.
Os resultados desses rankings são essenciais, uma vez que determinam a alocação de vagas na Série D, na Copa do Nordeste e definem os critérios de participação na Copa do Brasil. Portanto, a posição de cada clube e federação tem implicações diretas nas suas oportunidades em competições nacionais e regionais nos próximos anos.
Fonte: Confederação Brasileira de Futebol (CBF).
Ranking da CBF: Flamengo segue líder e Corinthians sobe para segundo
Esportes

