Inep Anula Três Questões do Enem 2025 Após Relato de Vazamento na Internet
O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) anunciou a anulação de três questões do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2025, aplicadas no último domingo. O motivo, segundo o Inep, foi a identificação de um vazamento de questões similares na internet.
As três questões canceladas pertencem às provas de matemática e ciências da natureza, realizadas no segundo dia de avaliações. O Inep decidiu a anulação após o surgimento de relatos na internet sobre um vazamento em uma transmissão ao vivo no YouTube, que ocorreu alguns dias antes do exame. Em função disso, a publicação dos gabaritos foi antecipada.
As questões anuladas estão distribuídas como segue: caderno amarelo (115, 121 e 178), caderno azul (123, 132 e 174), caderno verde (132, 135 e 168), caderno cinza e roxo (115, 118 e 172) e caderno laranja (115, 118 e 172).
Entre as questões anuladas, duas envolvem conceitos de física e biologia, e outra de matemática, especificamente álgebra e equações do segundo grau. Com o objetivo de preservar a isonomia e a integridade do exame, o Inep manteve a validade das demais questões da prova.
Nas redes sociais, surgiu o movimento #AnulaEnem que está organizando protestos em Brasília e outros estados, apelando pela anulação completa do Enem 2025 devido ao incidente de segurança.
O Ministro da Educação, Camilo Santana, esclareceu em entrevista que as medidas foram preventivas para garantir a equidade do processo avaliativo. A Polícia Federal foi acionada para investigar o vazamento, com o intuito de responsabilizar os envolvidos.
(Foto: Questões Anuladas pelo Inep. Crédito: Inep/Agência Brasil)
Saiba quais são as três questões anuladas no Enem 2025
Educação

