NotíciasGeralItaipu amplia em 3x a biodiversidade ao redor do reservatório

Itaipu amplia em 3x a biodiversidade ao redor do reservatório

A usina hidrelétrica de Itaipu, localizada em Foz do Iguaçu, Paraná, divulgou dados impactantes sobre a diversidade de espécies vegetais em sua área de preservação. Segundo inventário realizado em parceria com a Embrapa, o número de espécies de árvores e arbustos na zona do reservatório triplicou nos últimos 40 anos, alcançando a marca de 397 variantes, um aumento significativo desde a formação original de 139 espécies. Esse crescimento se deve a iniciativas de recuperação ambiental, que transformaram a paisagem em uma floresta de 1,3 mil quilômetros fomentando a diversidade biológica.

A pesquisa, feita entre março e setembro de 2024, revelou que o que antes era um cinturão isolado de plantios agora se apresenta como um exuberante ecossistema florestal. Árvores como angico-vermelho, ipês, peroba, jequitibá, e frutíferas como araticum, jabuticaba, pitanga e gabiroba foram catalogadas. A Embrapa, órgão vinculado ao Ministério da Agricultura e Pecuária, coadjuvante neste estudo, corroborou a importância dessa faixa vegetal para a estabilidade e qualidade das águas do reservatório utilizado pela hidrelétrica.

- Publicidade -

O diretor-geral brasileiro da Itaipu, Enio Verri, enfatizou que as iniciativas de conservação ambiental representam um investimento crucial para a continuidade da produção de energia no futuro. Ele destacou a importância da vegetação como barreira natural contra erosão e sedimentação, fenômenos que poderiam diminuir a vida útil do reservatório e, consequentemente, da usina.

Este inventário desemboca não apenas em uma gestão mais precisa da área protegida, mas também pretende estabelecer diretrizes para as próximas décadas, assegurando que a vegetação continue a desempenhar suas funções ecológicas essenciais. Além disso, a área protegida serve como um corredor de biodiversidade entre importantes unidades de conservação: o Parque Nacional do Iguaçu ao sul e o Parque Nacional de Ilha Grande ao norte.

Fotografias por Sara Cheida/Itaipu Binacional e Tânia Rêgo/Agência Brasil ilustram a grandiosidade e beleza da área, evidenciando o trabalho contínuo e dedicado da Itaipu e seus parceiros na preservação desse importante ecossistema.

No tocante à produção de energia, Itaipu se destaca por suprir cerca de 9% da demanda brasileira. Recentemente, a usina alcançou um novo recorde histórico, produzindo 3,1 bilhões de megawatts-hora desde sua inauguração em 1984, quantidade suficiente para iluminar o mundo por 44 dias ou o Brasil por mais de seis anos.

A continuidade deste projeto com a Embrapa visa não apenas manter, mas melhorar e expandir a preservação dessa rica e vital área. Estudos adicionais planejados incluirão levantamentos sobre a qualidade ambiental do solo e a biodiversidade, fortalecendo o compromisso de Itaipu com a sustentabilidade ambiental e a produção energética.

Itaipu triplica diversidade florestal nos arredores do reservatório

Agência Brasil

Meio Ambiente

- Publicidade -spot_img

Últimas Postagens

BNDES libera R$ 1,2 bi para firmas impactadas por tarifaço dos EUA

Governo Libera R$ 1,2 Bilhão em Financiamentos pelo Plano Brasil Soberano em Resposta ao...

Chikungunya: Desafios e Alertas após 10 Anos no Brasil

O Desafio da Chikungunya no Brasil e a Questão da Vacina Mais de uma década...

PNAE: poder de compra cai 8,8% sem novos reajustes

O Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE), crucial para a nutrição de 40 milhões...

Caio Bonfim conquista ouro nos 20 km de marcha em Tóquio

Brasil brilha com ouro de Caio Bonfim na Marcha Atlética em Tóquio Na madrugada deste...

Congresso alterou regra de imunidade parlamentar em 2001

Na década de 1990, o Brasil foi sacudido por uma série de casos de...

TRF1 nega extensão de patente de caneta anti-obesidade

Em uma decisão marcante publicada nesta sexta-feira (19), o Tribunal Regional Federal da 1ª...

Padilha não vai à ONU por restrições de visto dos EUA

O Ministro da Saúde, Alexandre Padilha, não participará da 80ª Assembleia Geral das Nações...

COP-30 em Belém busca fortalecer cooperação global climática

Em preparação para a COP-30, a ser realizada em Belém (PA), a ministra do...

MIMO Festival em SP: Arte gratuita e diversidade musical

MIMO Festival São Paulo celebra a cultura com programação diversificada e gratuita A capital paulista...
- Publicidade -spot_img