Prêmio Jabuti Acadêmico Celebra a Excelência em Literatura Científica no Brasil
São Paulo, 5 de dezembro – Em uma cerimônia exuberante no Teatro Sérgio Cardoso, a Câmara Brasileira do Livro (CBL) celebrou a segunda edição do Prêmio Jabuti Acadêmico, premiando 26 obras de destaque na literatura científica nacional. Os vencedores, anunciados nesta terça-feira, receberam a estatueta Jabuti Acadêmico e um prêmio em dinheiro de R$ 5 mil. A premiação, que também reconheceu as editoras das obras laureadas, teve mais de 2 mil inscrições, refletindo a vigorosa diversidade da produção acadêmica do país.
Segundo Sevani Matos, presidente da CBL, o Prêmio Jabuti Acadêmico firma-se como um importante incentivador da pesquisa científica no Brasil. “Reconhecer essas obras é essencial para promover a ciência e a cultura como fundamentos para o desenvolvimento nacional,” afirmou.
Dentre os destaques deste ano, estão obras que abordam temas variados e profundamente relevantes. “Imagens da Branquitude: a Presença da Ausência”, de Lilia Moritz Schwarcz, publicado pela Companhia das Letras, foi premiado na categoria História e Arqueologia. Na categoria Letras, Linguística e Estudos Literários, “Modernismo Negro”, de Jorge Augusto, da editora Segundo Selo, recebeu reconhecimento. A editora Labrador viu sua publicação “Medicina Excessiva: Suas Causas e Seus Impactos”, de Guilherme Santiago, ser laureada na categoria Medicina. Por fim, “Hélio Pellegrino: Por uma Psicanálise Política”, de Larissa Leão de Castro, publicado pela editora Appris, destacou-se em Psicologia e Psicanálise.
A CBL também prestou homenagem à obra “Metodologia do Trabalho Científico”, de Antônio Joaquim Severino, reconhecendo-a como Livro Acadêmico Clássico do Prêmio Jabuti Acadêmico 2025. Esta publicação, considerada uma referência para o meio acadêmico, celebrou 50 anos desde sua primeira edição em 1975, tendo alcançado a marca impressionante de 386 mil cópias vendidas até sua 24ª edição em 2024.
Segunda edição do Jabuti Acadêmico premia 26 obras; veja os vencedores
Educação