Presidente Lula agendado para encontro com Xi Jinping durante a Cúpula Celac-China em maio
O Presidente Luiz Inácio Lula da Silva realizará uma visita oficial à China nos dias 12 e 13 de maio, onde terá um encontro com o presidente chinês, Xi Jinping. A agenda está vinculada à Cúpula entre a China e os países da Comunidade de Estados Latino-Americanos e Caribenhos (Celac), confirmou o Palácio do Planalto.
A visita a China ocorre após um convite de Xi Jinping, e é a sequência de uma série de encontros internacionais de alto nível. Antes deste compromisso, o presidente Lula estará na Rússia para as celebrações dos 80 anos da vitória da União Soviética sobre a Alemanha nazista na Segunda Guerra Mundial, acontecimento anunciado após a participação de Lula na 9ª Cúpula da Celac em Honduras.
No momento em que as relações comerciais entre as maiores economias do mundo, Estados Unidos e China, passam por tensões crescentes devido às tarifas impostas mutuamente, o encontro entre Lula e Xi adquire uma relevância ainda maior. Especialistas apontam que as disputas comerciais entre EUA e China poderiam inspirar uma possível recessão global, elevando a importância de diplomacia e cooperação internacional.
Esta será a segunda visita oficial de Lula à China durante seu terceiro mandato. A primeira ocorreu em abril de 2023, seguida por uma visita de Xi Jinping ao Brasil em novembro, após a conclusão da Cúpula do G20 realizada no Brasil. Os líderes também haviam se reunido no decorrer de 2023 durante a Cúpula dos Brics na África do Sul.
A viagem e os consequentes diálogos entre os presidentes apontam para uma continuação da estratégia diplomática intensa de Lula, buscando fortalecer laços com parceiros internacionais essenciais e explorar novas avenidas para cooperação econômica e política nestes tempos de incertezas globais.
[Créditos das imagens: Agência Brasil]
Lula viaja à China em maio para novo encontro com Xi Jinping
Internacional