Na virada do ano, muitas pessoas estabelecem grandes metas que frequentemente ficam pelo caminho. O Dr. Felipe Cosentino, coordenador da unidade cardiointensiva do Hospital Badim, no Rio de Janeiro, acredita que a chave para o sucesso é a moderação. As amplas resoluções de Ano Novo, diz ele, aumentam o risco de frustração, propondo em seu lugar a adoção de hábitos mais alcançáveis e sustentáveis.
Cosentino sugere, por exemplo, que os objetivos de vida mais saudáveis substituam grandes promessas por planos mais específicos, como caminhar três vezes por semana ou reduzir o consumo de alimentos ultraprocessados. Tais medidas práticas, afirma o cardiologista, podem aumentar significativamente a probabilidade de alcançar melhorias reais e duradouras.
Para o médico, a revisão periódica do estado de saúde é fundamental para iniciar o ano com um melhor equilíbrio geral e prevenir doenças. Ele destaca a importância de um bom acompanhamento cardiológico, evitando a automedicação e mantendo hábitos de vida saudáveis, como uma dieta leve e rica em nutrientes e a realização regular de atividades físicas.
Neste contexto, a moderação é também destacada pelo Dr. Lucas da Silveira Martins, clínico médico do Hospital São Vicente de Paulo (HSVP). Ele aconselha o estabelecimento de metas equilibradas e factíveis, sugerindo que as pessoas classifiquem as áreas de suas vidas em um círculo e avaliem cada uma delas. Com base neste autodiagnóstico, pode-se estabelecer passos concretos para a melhoria.
O Dr. Martins observa que as expectativas exageradas podem ser uma fonte de frustração e que objetivos modestos, mas progressivos, são mais eficazes para promover mudanças duradouras. Ele recomenda iniciar pequeno e aumentar gradualmente o ritmo, ajustando as metas à medida que se avança.
O debate sobre as metas de Ano Novo ressalta a importância de encararmos os cuidados com a saúde não como uma revolução imediata, mas como uma evolução constante, passo a passo, em direção ao bem-estar e à prevenção de doenças. Fotos de ambos os médicos esclarecendo sobre estas questões podem ser encontradas na divulgação do Hospital Badim e do HSVP. (Hospital Badim/Divulgação; HSVP/Divulgação).
Perseverança e moderação: segredos para cumprir metas no novo ano
Educação

