Petrobras estende prazo para inscrições em edital voltado à resiliência climática
A Petrobras anunciou a extensão do prazo de inscrições para o edital “Soluções Baseadas na Natureza para Adaptação e Resiliência Climática nas Cidades” até 11 de novembro. Com um aporte financeiro de R$ 21 milhões, o projeto irá beneficiar municípios dos estados de São Paulo e Rio Grande do Sul, promovendo iniciativas de infraestrutura sustentável e restauração ecológica.
Essa iniciativa pioneira visa combater os efeitos das mudanças climáticas em zonas urbanas e melhorar a capacidade de adaptação e resiliência de comunidades vulneráveis através do suporte a infraestruturas verdes e azuis e ao emprego de tecnologias que favoreçam a bioeconomia. Além dos mencionados benefícios ambientais, espera-se que os projetos catalisem ganhos econômicos e sociais para as regiões envolvidas.
No Rio Grande do Sul, os municípios contemplados no projeto incluem Canoas, Esteio, Porto Alegre, Gravataí, Viamão, Novo Hamburgo e São Leopoldo. Já em São Paulo, as cidades alvo são Ubatuba, Caraguatatuba, Ilhabela, São Sebastião, Bertioga e Guarujá. Entretanto, a abrangência pode se expandir para outras localidades dentro das mesmas bacias hidrográficas.
José Maria Rangel, gerente-executivo de Responsabilidade Social da Petrobras, sublinha que o edital é uma expansão significativa das ações da empresa contra a crise climática. “Estamos dedicados a estruturar respostas práticas que possibilitem conservação e restauração ambiental, ao mesmo tempo promovendo uma urbanização mais resiliente e preparada para desafios futuros”, explica Rangel.
Este passo da Petrobras também é um reforço no compromisso da companhia com a realização de investimentos socioambientais impactantes, visando a adaptação efetiva das áreas urbanas aos crescentes desafios impostos por eventos climáticos extremos.
Fotos utilizadas neste artigo são cortesia da Agência Brasil, que provém imagens para ilustrar diversas iniciativas e atividades relativas ao governo federal e suas empresas.
Petrobras prorroga inscrições para projetos socioambientais
Meio Ambiente

