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Rio de Janeiro celebra formação da primeira turma de professores indígenas

Em uma cerimônia marcada por cânticos sagrados e apresentações culturais, o Colégio Indígena Estadual Guarani Karai Kuery Renda, localizado na aldeia Sapukai em Angra dos Reis, celebrou a formação da primeira turma de magistério indígena do Rio de Janeiro. Esta conquista é fruto de uma parceria entre a Secretaria de Educação do Estado e a Universidade Federal Fluminense (UFF).

O programa educacional pioneiro certificou 16 estudantes, possibilitado pelo acordo que sinergizou a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) com a expertise técnico-pedagógica da UFF. Durante a cerimônia de graduação, além das tradicionais atividades culturais, houve uma palestra sobre a importância da educação escolar indígena e a entrega dos certificados aos novos professores.

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A Secretária de Educação, Roberta Barreto, enalteceu o evento como um momento histórico para a educação no estado, elogiando o papel do colégio, que é considerado o maior do gênero no Rio de Janeiro. “Estamos promovendo uma reparação histórica, capacitando esses educadores a preservar e transmitir sua cultura e saberes,” destacou Barreto.

O diretor-geral da unidade escolar, Domingos Júnior, também comemorou o avanço na educação indígena nos últimos dois anos, ressaltando o contexto de reparação histórica e a garantia de direitos constitucionais aos povos originários.

Tânia Borges, diretora regional pedagógica da Sul Fluminense, sublinhou a importância da iniciativa, que agora permite aos indígenas serem educados em suas línguas nativas, Guarani Mbyá e Português, por professores de sua própria comunidade. Segundo Borges, o convênio entre a Secretaria de Educação e a UFF é crucial para a difusão contínua da cultura indígena através da educação.

A celebração da graduação da primeira turma do magistério indígena representa um marco significativo na inclusão e no respeito às tradições e direitos dos povos indígenas no Brasil, garantindo que seus valores e línguas se perpetuem através das novas gerações.

Rio de Janeiro forma a primeira turma de professor indígena

Agência Brasil

Educação

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