Termina nesta quarta-feira o prazo para inscrição na Prova Nacional Docente
As inscrições para a primeira edição da Prova Nacional Docente (PND) estão nos momentos finais, encerrando nesta quarta-feira, 30 de julho. Os interessados devem efetuar o cadastro exclusivamente através do Sistema PND. O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), responsável pela aplicação, estendeu o prazo inicial que se encerraria mais cedo, após anúncio na última sexta-feira.
Esta avaliação, apesar de não configurar um concurso público, serve como um mecanismo para aferição de competências para ingresso no magistério público. Muitos estados e municípios já consideram a pontuação da PND em seus processos seletivos para professores, a ponto de a prova ser apelidada de “CNU dos Professores”, em alusão ao Concurso Nacional Público Unificado.
Quem está apto a participar?
Estão qualificados para a PND os estudantes de licenciaturas com previsão de graduação em 2025 e registrados no Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade) das Licenciaturas. A inscrição é simplificada através do acesso ao Sistema PND, preenchimento das informações e confirmação da participação. Estes candidatos estão automaticamente isentos da taxa de inscrição. Professores já formados em qualquer área de licenciatura e interessados em adentrar ao corpo docente de instituições que consideram a nota da PND em seleções também podem se inscrever.
Taxas e pagamentos
A taxa de inscrição fixada é de R$ 85. Os participantes que não estão isentos precisam realizar o pagamento até a próxima sexta-feira. Para isso, devem gerar uma Guia de Recolhimento da União (GRU Cobrança) no momento da inscrição e efetuar o pagamento em qualquer agência bancária, casas lotéricas ou por aplicativos de bancos.
Detalhes sobre a PND
Criada em 2024, a Prova Nacional Docente faz parte da estratégia do programa Mais Professores para o Brasil, que visa fortalecer a formação docente e incentivar o ingresso no magistério público, além de valorizar estes profissionais. Com previsão de atender mais de 2 milhões de docentes, a PND teve pré-adesão de 22 estados e 1508 municípios, incluindo 18 capitais. A aplicação do exame acontecerá no dia 26 de outubro, avaliando conhecimentos teóricos nas 17 áreas de licenciaturas especificadas.
Estrutura da prova
Integrando a avaliação teórica, que já ocorre no Enade das Licenciaturas, a PND avaliará conhecimentos em diversas disciplinas, incluindo artes visuais, ciências biológicas, computação, entre outras. Este formato permite que os entes educacionais possam utilizar o resultado como fase única ou como avaliação complementar em seus processos de seleção.
As redes de educação ainda podem optar por realizar etapas adicionais nas seleções, como provas práticas e avaliação de títulos, garantindo um processo abrangente e qualificado na escolha de novos docentes.
Inscrições para Prova Nacional Docente (PND) terminam nesta quarta
Educação