Comércio Varejista Apresenta Crescimento em Outubro de 2025, Segundo IBGE
Em outubro de 2025, o comércio varejista no Brasil registrou um crescimento de 0,5% nas vendas em comparação com setembro, de acordo com dados divulgados pelo IBGE. Em termos anuais, o volume de vendas teve um aumento de 1,1% em relação ao mesmo mês do ano anterior. O acumulado do ano até outubro é de 1,5%, enquanto nos últimos 12 meses, o crescimento alcançou 1,7%.
No comércio varejista ampliado, que inclui categorias como veículos e materiais de construção, o aumento foi de 1,1% em outubro; no entanto, a comparação com o mesmo período de 2024 mostrou uma variação negativa de 0,3%. O volume de vendas do comércio ampliado acumula perda de 0,3% no ano.
Sete das oito atividades do varejo apresentaram crescimento em relação a setembro, destacando-se no setor de Equipamentos e Material para Escritório, que cresceu 3,2%, e Combustíveis e Lubrificantes, com 1,4%. O único segmento com desempenho negativo foi o de Tecidos, Vestuário e Calçados, que recuou 0,3%. As vendas de veículos e motos também trouxeram um incremento de 3% em comparação com o mês anterior.
No contexto regional, o comércio varejista obteve resultados positivos em 19 das 27 Unidades da Federação, com Espírito Santo (2,7%), Rondônia (2,6%) e Distrito Federal (2,5%) se destacando. Por outro lado, Mato Grosso (-1,8%) e Rio Grande do Sul (-1,2%) registraram as maiores quedas. Na comparação com outubro de 2024, o varejo ampliado teve variação de -0,3%, com 16 estados alcançando resultados positivos.
Em outubro, vendas no varejo crescem 0,5%

