Polêmica de Arbitragem Marca Partida Entre Sport e Palmeiras
A partida entre Sport e Palmeiras, válida pela 2ª rodada do Campeonato Brasileiro, continua repercutindo e poderá gerar consequências fora de campo. A Procuradoria do STJD protocolou um pedido para a abertura de um inquérito desportivo a fim de investigar a atuação da arbitragem durante o confronto, realizado na Ilha do Retiro. Essa solicitação foi motivada por um ofício enviado oficialmente pelo Sport e atualmente está sob análise do presidente do tribunal, Luís Otávio Veríssimo Teixeira.
O cerne da queixa do clube rubro-negro gira em torno do pênalti marcado aos 43 minutos do segundo tempo, convertido pelo jogador Piquerez, que resultou na vitória do Palmeiras por 2 a 1. Segundo a argumentação do Sport, a infração teria infringido a Regra 12 da IFAB, que trata das faltas e infrações, além de violar os artigos 259 e 191 do Código Brasileiro de Justiça Desportiva (CBJD).
A Procuradoria do STJD também ressalta a falha da equipe de arbitragem e do VAR, que era comandado por Rodrigo Nunes de Sá. Apesar de revisar o lance, a equipe de arbitragem manteve a decisão de campo do árbitro Bruno Arleu de Araújo. Um parecer do Comitê Consultivo de Especialistas Internacionais da CBF classificou a revisão do VAR como errada.
Dentre os especialistas consultados, nomes como Nicola Rizzoli, Nestor Pitana e Sandro Ricci concordaram que o defensor do Sport efetivamente “toca a bola” antes de ocorrer o contato com Rafael Veiga, o que, segundo eles, é um ato “acidental” e, portanto, não configuraria falta passível de punição.
O pedido feito pela Procuradoria inclui a designação de um auditor para conduzir o inquérito, a solicitação à CBF para que envie as gravações e áudios completos da interação da arbitragem, além da convocação de todos os membros da equipe de arbitragem da partida para prestarem esclarecimentos.
Se forem confirmadas as infrações, as penalidades para os envolvidos poderão incluir suspensões de até 240 dias e multas que podem atingir R$ 100 mil, conforme previsto nos artigos 259 e 191 do CBJD. Também será analisada a possibilidade da anulação do jogo, caso se constate que o erro de direito foi crucial para o resultado.
A declaração do vice-presidente de futebol do Sport, Guilherme Falcão, foi incisiva: “Está na hora de importar árbitros. Isso que aconteceu é um absurdo.” Agora, a expectativa se volta para a decisão do STJD, que avaliará a viabilidade da abertura do inquérito.
Valores expressivos de sua história, o Sport tem seu calendário repleto de desafios pelas próximas rodadas do Brasileirão. Acompanhe:
- 12/04 – Campeonato Brasileiro – 3ª rodada – SAB – 21:00: Vasco
- 16/04 – Campeonato Brasileiro – 4ª rodada – QUA – 19:00: RB Bragantino
- 19/04 – Campeonato Brasileiro – 5ª rodada – SAB – 16:00: Corinthians
- 26/04 – Campeonato Brasileiro – 6ª rodada – SAB – 16:00: Fortaleza
- 03/05 – Campeonato Brasileiro – 6ª rodada – SAB – 18:30: Fluminense
Para mais informações sobre o Leão da Ilha, você pode acompanhar as atualizações pelo Whatsapp.
Em Resumo
“STJD decide sobre erro grave ocorrido na última partida, tomando uma posição firme. A decisão reflete a seriedade das penalizações no futebol, impactando diretamente o resultado e a reputação dos envolvidos. Detalhes sobre a determinação e suas consequências são fundamentais para a compreensão do caso.”
STJD toma decisão firme sobre erro grave no último jogo; veja
Fonte: Futebol BR