Descoberta Inédita: Onça-Preta é Registrada na Reserva Natural Serra do Tombador
Cavalcante (GO) – Pela primeira vez, uma onça-preta foi fotografada na Reserva Natural Serra do Tombador, em Cavalcante, Goiás. Conhecida cientificamente como Panthera onca melânica, essa variação de onça-pintada é resultado de uma rara mutação genética que ocorre em apenas 10% desses animais. As imagens, captadas entre março e maio deste ano através de armadilhas fotográficas, representam um marco importante para os esforços de conservação, dado que a espécie está classificada como “vulnerável” conforme a Portaria 148/2022 do Ministério do Meio Ambiente.
O biólogo Roberto Fusco, da Rede de Especialistas em Conservação da Natureza (RECN), explica o fenômeno do melanismo: “É uma condição genética que intensifica a produção de melanina, escurecendo a pelagem do animal. É essencial que pelo menos um dos progenitores também possua essa característica genética.” Segundo Fusco, a presença da onça-preta sinaliza uma conservação efetiva tanto da Reserva como do entorno.
A onça-pintada é considerada o maior felino das Américas e apresenta maior população na Amazônia e no Pantanal. Embora seja extinta no Pampa, ainda existem populações menores e fragmentadas no Cerrado, Caatinga e Mata Atlântica. “A espécie enfrenta a perda de habitat principalmente devido ao desmatamento, caça retaliatória e impactos das mudanças climáticas”, comenta Fusco.
Mariana Vasquez, bióloga e gerente da Reserva, relata como os registros da onça-preta engajam a comunidade local para a preservação natural. “Esses registros ressaltam a importância da conservação de nossas áreas naturais junto à comunidade que vive no entorno da Reserva”, destaca Vasquez.
A Reserva Natural Serra do Tombador possui 8.730 hectares e foi estabelecida há 20 anos pela Fundação Grupo Boticário de Proteção à Natureza. Apesar de não ser aberta para visitação pública, ela serve como local de pesquisa para especialistas em biodiversidade e manejo ecológico. Até o momento, foram identificadas 437 espécies de plantas e 531 espécies de animais na área.
A Reserva é uma importante Solução Baseada na Natureza (SBN), contribuindo para a proteção dos recursos hídricos, regulação do clima e fixação de carbono no solo, além de desempenhar um papel vital na proteção da fauna da região da Chapada dos Veadeiros.
As imagens mencionadas foram obtidas por armadilhas fotográficas instaladas na reserva, destacando a importância destes equipamentos nos esforços contínuos de monitoramento e conservação da fauna local.
Onça-preta aparece pela primeira vez em reserva no Cerrado
Meio Ambiente