Candidatos à Prova Nacional Docente (PND) têm prazo estendido até o próximo dia 6 de abril para efetuar o pagamento da taxa de inscrição. O prazo original, que se encerraria no dia 1º de agosto, foi prorrogado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) para facilitar o acesso aos participantes que não receberam isenção.
A data marcada para a realização da prova, 26 de outubro, permanece inalterada. A PND foi desenvolvida com o objetivo de avaliar competências e conhecimentos específicos de profissionais da educação, sendo um critério para a seleção em redes estaduais e municipais de ensino. Além de constituir uma fase obrigatória ou adicional em diversos concursos e processos seletivos para professores.
A próxima edição da prova, a de 2025, já contou com a adesão de 22 unidades federativas e 1.508 municípios, abrangendo 18 capitais de todo o país. Entre os participantes estão estudantes que se formam no Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade) em 2025 e indivíduos com formação em licenciatura interessados em ingressar na carreira docente através de concursos públicos.
O exame, conforme explica o Inep, busca elevação na qualidade de formação dos professores e incentivo ao número de concursos públicos para a área, seguindo diretrizes do programa Mais Professores para o Brasil. A Portaria n.º 399/2025 estabelece as regras e procedimentos para a realização da PND, que é baseada na mesma matriz avaliativa do Enade para licenciaturas, visando uma avaliação teórica focada na formação docente e será aplicada anualmente.
O comprometimento do Inep, autarquia vinculada ao Ministério da Educação, reflete o esforço governamental em qualificar e expandir o contingente de profissionais aptos a atuar na educação pública brasileira, fortalecendo assim, as bases para um futuro educacional mais sólido e abrangente no país.
MEC amplia prazo para pagamento de inscrição de Prova Nacional Docente
Educação