Na abertura do Seminário Governança Climática, em Brasília, a ministra do Meio Ambiente e Mudança do Clima, Marina Silva, enfatizou a necessidade de uma colaboração ampla entre governo, estados, municípios, comunidade científica e sociedade civil para enfrentar os desafios impostos pela mudança do clima. O evento, que ocorreu nesta quarta-feira (10), funcionou como um espaço de diálogo entre diversas esferas do governo e setores estratégicos da sociedade.
Durante o seminário, que contou também com a presença de figuras governamentais e especialistas, foi discutida a construção de uma agenda climática robusta para o Brasil. Marina Silva destacou que os municípios brasileiros já sentem os efeitos das mudanças climáticas, com 1.942 municípios identificados como vulneráveis. Segundo ela, é vital que as políticas públicas sejam formuladas de maneira coletiva e continuada, ultrapassando barreiras administrativas e gestões.
A Ministra da Cultura, Margareth Menezes, e outros representantes do governo, como o ministro das Cidades, Jader Filho, e a subprocuradora-geral da República, Luiza Cristina Frischeisen, reforçaram a importância de um federalismo cooperativo e de iniciativas integradas entre os municípios. Menezes sublinhou que, à véspera da COP30 em Belém, é essencial que essas abordagens colaborativas sejam solidificadas para assegurar a eficácia das ações de mitigação e adaptação.
O seminário também foi palco para o lançamento de importantes iniciativas, como a chamada pública para o Banco de Projetos do Programa Cidades Verdes Resilientes (PCVR) e a consulta pública do Plano Nacional de Arborização Urbana (PlaNAU). Investimentos significativos foram anunciados, incluindo R$ 15 milhões para o programa Periferias Verdes Resilientes, beneficiando projetos em diversas cidades brasileiras.
O evento segue até o dia 11 de setembro, promovendo debates sobre adaptação, mitigação e financiamento climático. Essas discussões são cruciais para a preparação dos municípios para os impactos cada vez mais intensos da emergência climática e para a promoção de um desenvolvimento mais sustentável e inclusivo em todo o país.
Marina Silva defende parcerias para sucesso na governança climática
Meio Ambiente