Reaplicação do Enem 2025 ocorre nesta semana para candidatos prejudicados
O Enem 2025 terá suas provas reaplicadas nos dias 16 e 17 de dezembro para aqueles candidatos que enfrentaram problemas logísticos ou de saúde na data original. Segundo o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), os exames ocorrem sob as mesmas condições dos dias regulares de aplicação, com os portões fechando às 13h e início das provas às 13h30, horário de Brasília.
As datas regulares do Enem foram nos dias 9 e 13 de novembro. Em cidades como Belém, Ananindeua, e Marituba, no Pará, o exame foi adiado devido à realização da COP30, e as provas ocorreram em 30 de novembro e 7 de dezembro.
A decisão por uma nova aplicação veio após avaliação individual de cada caso de problemas relatados, que incluem doenças infectocontagiosas listadas no edital como critérios para a reaplicação, bem como desastres naturais, como o tornado que atingiu Rio Bonito do Iguaçu (PR) em 7 de novembro.
No primeiro dia de reaplicação, os candidatos enfrentam questões de linguagens, códigos, suas tecnologias, redação, e ciências humanas. Já no dia seguinte, as provas de ciências da natureza e matemática serão aplicadas. A organização permite, além do tempo regulamentar até as 19h no primeiro dia e até as 18h30 no segundo, uma hora adicional para candidatos que tiveram esta extensão aprovada.
Paralelamente, o Inep também administra o Enem para Pessoas Privadas de Liberdade ou sob medida socioeducativa, o Enem PPL, em 16 e 17 de dezembro nas unidades prisionais e socioeducativas designadas.
O Enem, desde sua criação em 1998, é vital para o acesso à educação superior no Brasil, sendo utilizado por instituições de ensino públicas e privadas como critério de seleção, além de facilitar o ingresso de estudantes brasileiros em universidades portuguesas através de convênios.
Reaplicação do Enem começa nesta terça-feira em todo o país
Educação

