Novo Requerimento de Visto para Turistas dos EUA, Canadá e Austrália
A partir desta quinta-feira (10), turistas da Austrália, Canadá e Estados Unidos terão que solicitar visto para entrar no território brasileiro, conforme anunciado pelo poder Executivo. A medida foi detalhada pelo Ministério das Relações Exteriores (MRE) e decorre do princípio de reciprocidade adotado pelo governo brasileiro, já que tais nações exigem vistos de brasileiros para entrada em seus territórios.
O Itamaraty destacou que continua em negociações para estabelecer acordos mutuamente benéficos de isenção de vistos com os países afetados. O ministro do Turismo, Celso Sabino, expressou nas redes sociais que o Brasil almeja que os EUA permitam a entrada de brasileiros sem necessidade de visto para alcançar a reciprocidade.
Em 2024, conforme dados do painel de Chegadas de Turistas Internacionais ao Brasil da Embratur, cerca de 728.537 turistas dos Estados Unidos, 96.540 do Canadá e 52.888 da Austrália visitaram o Brasil.
Procedimento para Solicitação do Visto
Os visitantes destes três países precisarão preencher um formulário de solicitação online através do sistema eVisa, com uma taxa estipulada em US$ 80,90 (aproximadamente R$ 479). O visto permitirá uma estada de até 90 dias no país. É recomendável que a solicitação seja feita com suficiente antecedência para prevenir eventuais contratempos, como atrasos ou interrupções na viagem.
Projeto de Lei em Debate
Contrário ao decreto presidencial, o Senado Federal aprovou em março deste ano um projeto de lei que visa suspender a exigência de vistos para cidadãos de Austrália, Canadá, Estados Unidos e Japão a partir de 10 de abril. O projeto ainda está sob análise na Câmara dos Deputados e aguarda a conclusão de sua tramitação.
O senador Carlos Portinho (PL-RJ) é o autor do projeto, que também conta com o relato de Flávio Bolsonaro (PL-RJ), ambos do mesmo partido. É pertinente ressaltar que, apesar de inicialmente incluir o Japão na lista dos países afetados, este já possui um acordo de isenção de visto com o Brasil, implementado em setembro de 2023, que permite viagens de até 90 dias para portadores de passaporte comum.
As futuras negociações e desenvolvimentos legislativos serão determinantes para os procedimentos de viagem entre o Brasil e os países mencionados. A população deve permanecer atenta a qualquer atualização sobre a política de vistos e acordos internacionais.
Brasil começa a exigir visto para cidadãos dos EUA, Canadá e Austrália
Internacional