A Orquestra Ouro Preto e Carlinhos Brown lançaram uma colaboração memorável com o álbum “Afrossinfonicidade”. O projeto é dividido em dois volumes, com o primeiro já disponível para audição nas plataformas digitais e o segundo previsto para ser lançado em 26 de junho. Este álbum é resultado de um encontro musical que combina a majestosa sonoridade sinfônica com a vibrante percussão afro-brasileira do Candeal, em Salvador, onde Brown fundou o grupo Timbalada.
O maestro Rodrigo Toffolo descreve o trabalho como um verdadeiro encontro afro-sinfônico, celebrando a inclusão dos músicos percussivos na dinâmica orquestral. Segundo ele, a presença de Carlinhos Brown é uma fonte inesgotável de inspiração, refletindo diretamente na comunidade e na música produzida. “Afrossinfonicidade”, termo cunhado por Brown, sugere uma nova concepção de música que combina elementos culturais africanos e a estrutura clássica sinfônica, abrangendo mais do que identidades étnicas, mas um conceito expansivo de identidade e resistência cultural.
A gravação do álbum ocorreu ao vivo em 18 de outubro de 2025, na Concha Acústica de Salvador, um local que Toffolo descreve como mágico pela energia especial do público presente. A escolha das músicas se inspirou no disco “Alfagamabetizado” de Brown, que completa 30 anos, reafirmando canções que permanecem contemporâneas e fundamentais no repertório do artista.
Entre as faixas do “Afrossinfonicidade – Volume 1” destacam-se “Segue o Seco”, “Frases Ventias” e “Romântico Ambiente”, todas da autoria de Carlinhos Brown. Já o “Volume 2” conta com colaborações ricas como “Seo Zé” com Marisa Monte e Nando Reis, e “Vilarejo” que também inclui Arnaldo Antunes e Pedro Baby, mostrando a ampla conexão de Brown com outros nomes importantes da música brasileira.
Este projeto não se limita a apresentações e gravações, ultrapassando as fronteiras da música para atuar também como uma plataforma de expressão cultural e social, refletindo as raízes e as novas perspectivas da música brasileira. As apresentações anteriores nos grandes palcos de Copacabana e Avenida Paulista já demonstraram a forte aceitação e o impacto emotivo que a fusão desses dois universos musicais pode proporcionar ao público.
Créditos das imagens: Cristina Indio do Brasil, destacando as apresentações em cena e a interação entre o maestro Rodrigo Toffolo e Carlinhos Brown, figuras centrais nessa rica tapeçaria musical que promete seguir reverberando por mais cidades e corações no Brasil.
União da Orquestra Ouro Preto com Carlinhos Brown traz criação inédita
Educação

