Prêmio Ciências Indígenas: Podáali lança incentivo para Projetos Sustentáveis na Amazônia
Com foco na promoção de soluções sustentáveis e de mitigação das mudanças climáticas, o Fundo Indígena da Amazônia Brasileira Podáali anunciou a abertura das inscrições para o Prêmio Ciências Indígenas – Soluções Ancestrais pelo Clima, pela Amazônia e por Todas as Vidas. O processo de inscrição teve início nesta segunda-feira (14) e ficará aberto até o dia 30 de maio.
O prêmio, que é uma iniciativa pioneira para facilitar o acesso a recursos financeiros por parte dos amazônidas, destinará apoio financeiro para pelo menos 47 ações ou organizações voltadas para a sustentabilidade ambiental e a preservação cultural.
Dividido em três categorias distintas, o Prêmio Ciências Indígenas busca incluir uma ampla gama de participantes. A primeira categoria é direcionada a coletivos indígenas locais que não possuem registro formal (CNPJ), incluindo grupos de jovens, mulheres, guardiões, professores e brigadistas. Cada grupo selecionado nesta categoria será contemplado com R$ 20 mil.
Para as organizações indígenas já formalizadas com CNPJ e que possuem atuação a nível regional, estadual ou temático, a segunda categoria oferece um prêmio de R$ 40 mil. Esta abrangência enfatiza a inclusão de uma diversidade temática e geográfica dentro do espectro de candidatos.
A terceira categoria é exclusiva para entidades que fazem parte da rede da Coordenação das Organizações Indígenas da Amazônia Brasileira (COIAB). A COIAB, cocriadora do fundo, é uma das principais organizações do movimento indígena brasileiro e conta com afiliadas como a Articulação dos Povos e Organizações Indígenas do Amapá e Norte do Pará (Apoianp) e a Articulação dos Povos Indígenas do Tocantins (Arpit).
Os interessados em participar do prêmio ou obter mais informações podem acessar o site oficial do Fundo Indígena da Amazônia Brasileira Podáali.
O prêmio é uma oportunidade significativa para fortalecer as ações indígenas voltadas para a conservação ambiental e o desenvolvimento sustentável da região Amazônica, reafirmando o compromisso do país com práticas que respeitem as tradições ancestrais e promovam a saúde do planeta.
As inscrições já estão abertas e se estendem até o fim de maio, oferecendo a organizações e coletivos a chance de impulsionar significativamente seus projetos e iniciativas em prol da Amazônia e do clima global.
Fundo indígena premiará projetos para atenuar mudanças climáticas
Meio Ambiente