O presidente Luiz Inácio Lula da Silva gravou um pronunciamento de cerca de 6 minutos que será exibido hoje, 30 de abril, às 20h30, em cadeia nacional. Na declaração, ele anunciará a sanção de uma lei importante para a economia brasileira: a isenção do Imposto de Renda para pessoas que ganham até R$ 5 mil, uma medida aprovada essa semana, resultante de uma das principais propostas de sua campanha eleitoral em 2022.
Esta lei, que entrará em vigor em janeiro de 2026, visa beneficiar mais de 15 milhões de cidadãos e foi possível graças à nova política de taxação sobre grandes fortunas. A medida busca ajustar as discrepâncias existentes na estrutura tributária do país, promovendo uma distribuição de renda mais equitativa.
Durante a gravação, que aconteceu no seu gabinete no Palácio do Planalto com a bandeira nacional e um mapa-múndi ao fundo, Lula também ressaltou outros feitos do seu governo. Ele mencionou a retomada de programas sociais e os avanços na economia, que se refletem nos baixos níveis de desemprego e no crescimento econômico acima da média continental.
O presidente não tem compromissos públicos neste fim de semana, mas na semana seguinte, seguirá uma agenda cheia, incluindo inaugurações de barragens em Pernambuco e entrega da Carteira Nacional Docente e de equipamentos do Programa Mais Professores no Ceará.
As imagens do pronunciamento foram captadas na presidência da República, mostrando Lula diante de símbolos de representação nacional e global, reforçando sua postura enquanto líder tanto no cenário interno quanto internacional. Essa escolha visual busca enfatizar a seriedade e o alcance das medidas anunciadas.
Pronunciamento de Lula destacará isenção do IR e programas sociais
Economia

