Produção Industrial Nacional Cresce 0,8% em Agosto de 2025
Em agosto de 2025, a produção industrial do Brasil registrou um crescimento de 0,8% em relação a julho, segundo dados do IBGE. No entanto, quando comparada ao mesmo mês do ano anterior, houve uma queda de 0,7%. O acumulado do ano revela um crescimento de 0,9%, enquanto nos últimos 12 meses a expansão chega a 1,6%.
Dentre as quatro grandes categorias econômicas, três apresentaram avanços em agosto. Os produtos farmoquímicos e farmacêuticos destacaram-se com um crescimento expressivo de 13,4%. Os setores de coque, derivados de petróleo e biocombustíveis também contribuíram para o resultado, com uma alta de 1,8%, enquanto os produtos alimentícios cresceram 1,3%. No total, 16 dos 25 ramos industriais pesquisados mostraram desempenho positivo.
Entretanto, nem todos os segmentos tiveram desempenho favorável. Os produtos químicos enfrentaram a maior queda, com um recuo de 1,6%, interrompendo três meses consecutivos de crescimento. Outras quedas significativas foram registradas em máquinas e equipamentos (-2,2%), produtos de madeira (-8,6%) e indústria extrativa (-0,3%).
No contexto detalhado das grandes categorias econômicas, os bens de capital enfrentaram uma redução de 1,4%. Em contraste, a categoria de bens intermediários subiu 1,0%, e os bens de consumo semi e não duráveis aumentaram 0,9%. O desempenho médio móvel trimestral também indica uma leve recuperação de 0,3% no trimestre encerrado em agosto.
Os dados que comparam agosto de 2025 com o mesmo mês em 2024 mostram que o setor industrial viu uma redução em 3 das 4 categorias principais e em 15 dos 25 ramos industriais. O fator que mais influenciou essa queda foi o setor de coque e produtos derivados do petróleo, com uma diminuição de 4,0%. Por sua vez, uma leve melhora foi observada na produção de indústrias extrativas, que cresceu 4,8%, auxiliada pela maior extração de óleos brutos de petróleo.
Esses índices refletem uma diversidade de fatores que impactaram a atividade industrial brasileira, com um desempenho desigual entre os setores, refletindo tanto avanços quanto desafios na recuperação econômica do país.
Produção industrial cresce 0,8% em agosto