A Receita Federal disponibiliza, a partir das 10h desta sexta-feira (22), a consulta ao quarto lote de restituição do Imposto de Renda Pessoa Física 2025, incluindo também restituições residuais de anos anteriores. Este lote beneficiará cerca de 1,9 milhão de contribuintes, distribuindo um total de R$ 2,92 bilhões, majoritariamente a quem declarou próximo ao fim do prazo.
Os interessados podem verificar se estão inclusos nesse lote por meio do site da Receita Federal, acessando “Meu Imposto de Renda” e então “Consultar a Restituição”, ou pelo aplicativo da Receita Federal disponível para tablets e smartphones. Os pagamentos serão efetuados no dia 29 de agosto, diretamente na conta ou chave Pix do tipo CPF como informado na declaração.
Dentro do total de beneficiados, 1.454.509 contribuintes são da categoria sem prioridade legal. No entanto, 312.915 contribuintes que adotaram a declaração pré-preenchida e optaram pela restituição via Pix, apesar de não terem prioridade por lei, foram incluídos mais cedo nas restituições de anos anteriores devido a esses métodos. Também fazem parte do lote contribuintes idosos entre 60 e 79 anos (72.434), contribuintes acima de 80 anos (13.515), professores cuja maior fonte de renda é o magistério (22.841), e 7.821 contribuintes com deficiência ou doenças graves.
No caso de não depósito, o valor poderá ser resgatado por até um ano no Banco do Brasil, após o que o contribuinte deverá solicitar via Portal e-CAC. Para mais informações sobre o resgate, os contribuintes podem contatar o banco através dos números disponíveis.
(Imagem: Arte/Agência Brasil – Foto de “irpf 2025” creditada à Agência Brasil, disponível em https://agenciabrasil.ebc.com.br)
Receita libera consulta a quarto lote de restituição do IR
EconomiaEconomia