Em janeiro de 2025, segundo dados do IBGE, o volume de vendas do comércio varejista teve uma variação de -0,1% em relação a dezembro de 2024, na série com ajuste sazonal. No acumulado dos últimos 12 meses, o setor apresentou um crescimento de 4,7%.
O comércio varejista ampliado, que inclui veículos, motos, partes e peças e material de construção, teve um aumento de 2,3% em suas vendas em janeiro. Na comparação com janeiro de 2024, o crescimento foi de 2,2%, com um acumulado de 3,8% nos últimos 12 meses.
Entre as atividades do comércio varejista, quatro das oito apresentaram resultados positivos em relação a dezembro de 2024. O setor de hiper e supermercados, alimentos, bebidas e fumo teve uma variação negativa de -0,4%.
No comércio varejista ampliado, a venda de veículos e motos, partes e peças teve um crescimento de 4,8%, enquanto o setor de material de construção apresentou um aumento de 3,0%. Já o atacado especializado em alimentos, bebidas e fumo teve uma queda de 10,4%.
Em relação às unidades da federação, 15 das 27 apresentaram resultados positivos no comércio varejista, com destaque para Amapá, Tocantins e Mato Grosso. No comércio varejista ampliado, 21 das 27 UFs tiveram crescimento, com os mesmos destaques nos estados mencionados anteriormente.
No geral, o cenário do comércio varejista e varejista ampliado em janeiro de 2025 mostra sinais de estabilidade e crescimento em diversas atividades e regiões do país, conforme os dados divulgados pelo IBGE.
Em janeiro, vendas no varejo variam -0,1%