Presidente Lula Anuncia Discussão com União Brasil para Novo Ministro das Comunicações
Em declaração realizada na tarde desta quarta-feira (9), em Tegucigalpa, capital de Honduras, o Presidente Luiz Inácio Lula da Silva comunicou a jornalistas que irá dialogar com o partido União Brasil sobre a escolha de um substituto para a vaga de Ministro das Comunicações. Esta decisão vem após o pedido de demissão de Juscelino Filho, ex-titular do cargo.
Durante sua participação na Cúpula da Comunidade de Estados Latino-americanos e Caribenhos (Celac), Lula indicou que pretende nomear o deputado federal Pedro Lucas Fernandes (União Brasil-MA), atual líder do partido na Câmara dos Deputados. "O União Brasil tem o direito de me indicar um sucessor para o Juscelino, que é do União Brasil. Eu já tenho o nome, eu conheço o Pedro Lucas. Vou voltar para o Brasil amanhã de manhã, vou conversar com o União Brasil e, se for o caso, eu já discuto a nomeação dele", afirmou o presidente.
O presidente aproveitou o momento para explicar também as circunstâncias que levaram à saída de Juscelino Filho, mencionando que a renúncia ocorreu após uma denúncia da Procuradoria-Geral da República (PGR) envolvendo supostos desvios em emendas parlamentares quando Filho era deputado. Lula frisou a importância da separação entre as atividades governamentais e a defesa jurídica das acusações. "É uma prática, desde o meu primeiro mandato, que todas as pessoas têm o direito de se defender, provar sua inocência, mas, toda vez que um ministro é denunciado pelo procurador-geral, é uma política saudável que ele se afaste do governo", explicou.
Quanto a possíveis alterações adicionais no primeiro escalão do governo, o presidente reiterou que qualquer mudança é prerrogativa sua, pontuando que as transformações administrativas serão realizadas de maneira harmoniosa. "As coisas vão ser feitas com muita tranquilidade, porque a gente está vivendo um bom momento na economia, bom momento na política, temos coisas importantes para ser votadas", destacou.
O retorno do Presidente Lula ao Brasil está programado para a madrugada desta quinta-feira (10), após a conclusão da cúpula da Celac.
A mudança no Ministério das Comunicações é aguardada com expectativa, dado o papel crucial da pasta no desenvolvimento tecnológico e na comunicação governamental do país.
Imagens deste evento não foram incluídas neste reporte.
Lula sinaliza nomeação de Pedro Lucas para as Comunicações
Economia