Brasileiro Alison dos Santos conquista prata nos 400 metros com barreiras em Tóquio
No emocionante palco do Campeonato Mundial de Atletismo em Tóquio, Japão, Alison dos Santos, conhecido como Piu, adicionou mais uma prestigiosa medalha à sua coleção, conquistando a prata nos 400 metros com barreiras nesta sexta-feira (19). O atleta foi superado apenas por Rai Benjamin, dos Estados Unidos, enquanto Abderrahman Samba, do Catar, completou o pódio.
Apesar de um início desafiador, onde esbarrou na primeira barreira, Piu mostrou uma recuperação impressionante, finalizando a corrida com o tempo de 46s84. Benjamin, atual campeão olímpico, conseguiu manter a liderança com uma marca de 46s52, apesar de uma inicial desclassificação revertida pela confederação dos Estados Unidos após recurso, relacionado ao deslocamento das barreiras em sua raia – um momento de alta tensão durante o evento.
Em suas declarações à Confederação Brasileira de Atletismo (CBAt), Piu expressou satisfação com sua performance: “Claro, a gente queria o ouro, mas estou orgulhoso da trajetória, do resultado de hoje. Acho que é isso que importa. É estar ali, chegar na final, entregar 100%, e eu posso falar que me entreguei nessa prova, que eu me esforcei, que eu tinha todo mundo que fez parte dessa preparação comigo.”
Esta medalha vem após a não participação de Piu no pódio do último mundial em Budapeste, Hungria, devido à recuperação de uma lesão no joelho. Fica marcado também que foi no mesmo Estádio Nacional de Tóquio, em 2021, onde ele tinha conquistado sua primeira medalha olímpica, um bronze, em uma final recorde que tinha Karsten Warholm como vencedor e Benjamin em segundo lugar.
Esta prata é a segunda medalha do Brasil nesse mundial, sendo a primeira através de Caio Bonfim nos 35 quilômetros da marcha atlética, com mais uma competição agendada para o mesmo dia nos 20 quilômetros — distância olímpica.
Créditos das imagens: Agência Brasil
[Inserir a imagem relacionada ao evento e ao atleta Alison dos Santos se disponível no conteúdo original]
De volta a Tóquio, Alison dos Santos é prata no Mundial de Atletismo
Esportes