O governo brasileiro anunciou um novo plano para apoiar os estudantes que irão participar do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2026. Em esforço para facilitar a preparação e participação nos processos seletivos educacionais, serão enviadas mensagens direcionadas aos candidatos com instruções detalhadas para cada etapa do exame, bem como informações sobre a utilização das ferramentas disponíveis, incluindo o novo Chat GOV.BR, um chatbot baseado em inteligência artificial.
Segundo a Secretaria de Comunicação da Presidência da República (Secom), a partir deste dia 16, as mensagens começarão a ser enviadas via Caixa Postal GOV.BR e WhatsApp, marcando o lançamento do Chat GOV.BR. Esta ferramenta visa melhorar o acesso dos estudantes às informações pertinentes ao Enem, contribuindo para uma melhor preparação e gestão durante o período de testes e inscrições subsequentes.
Além disso, os participantes do Enem 2025 receberão orientações diretas sobre como consultar os resultados e como se inscrever em programas educacionais como o Sistema de Seleção Unificada (Sisu), que terá inscrições abertas de 19 a 23 de janeiro. A edição atual do Sisu oferece mais de 274 mil vagas em cerca de 7.300 cursos de 136 instituições de ensino, a maior oferta desde a criação do sistema.
É importante ressaltar que todos os candidatos, incluindo os treineiros, podem acessar suas notas individuais e as pontuações alcançadas em cada uma das quatro áreas de conhecimento avaliadas diretamente na Página do Participante. Para os treineiros, os resultados individuais estarão disponíveis em até 60 dias após a divulgação oficial do Enem.
Adicionalmente, o período de inscrições para concorrer às bolsas do Programa Universidade para Todos (Prouni) será de 26 a 29 de janeiro. Os estudantes também poderão optar pelo Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) para o acesso à educação superior.
A Secom informa que a partir do dia 19 de janeiro, serão enviadas mensagens personalizadas sobre as inscrições do Sisu para ex-participantes das edições do Enem de 2023, 2024 e 2025, convocando-os a se inscrever na edição atual. Estes comunicados alcançarão estudantes tanto de escolas públicas como privadas, via WhatsApp e Caixa Postal GOV.BR, garantindo que a informação necessária chegue de maneira eficiente e clara a todos os destinatários.
Este pacote de iniciativas do governo demonstra um empenho contínuo em prover suporte adequado aos estudantes ao longo de sua jornada educacional, promovendo a inclusão e o acesso equalitário à educação de qualidade no Brasil.
Governo anuncia ferramentas para orientar candidatos do Enem
Educação

