Conheça a História de Sérgio Moro

Conheça a História de Sérgio Moro
Conheça a História de Sérgio Moro
Conheça a História de Sérgio Moro

Você sabe quem é o ex-juiz Moro? Conhece a história de Sérgio Moro? Sua carreira e o que o levou ao cargo de Ministro. Assumindo a pasta da Justiça e Segurança Pública no Brasil?

Aqui falaremos sobre tudo isso e você conhecerá essa figura tão importante no cenário politico atual do Brasil.

 

Infância e adolescência de Sérgio Moro

Sérgio Fernando Moro (seu nome completo) nasceu no dia 1 de agosto de 1972 na cidade de Maringá, localizada no estado do Paraná.

Desde pequeno foi direcionado para os estudos. O que viria a provar no futuro que a educação é um alicerce importante na vida de qualquer criança e também dos adultos.

Filho de dois professores, sendo seu pai, Dalton Áureo Moro, professor de Geografia e sua mãe, Odete Moro, professora de português.

Sérgio Moro estudou na escola Santa Cruz, também em Maringá. Foi na mesma cidade que estudou inglês e posteriormente fez um curso para o vestibular.

Ele prestou vestibular para a faculdade de Direito na Faculdade Estadual do Maringá. Conclui o curso no ano de 1995. Posteriormente fez mestrado e também doutorado na Faculdade Federal do Paraná.

Após concluir a faculdade de Direito, seu primeiro trabalho foi em um escritório de advogacia de Direito Tributário onde ficou por 2 anos.

 

Vida Adulta

Quando tinha 24 anos, em 1996, pouco após se formar na faculdade, foi aprovado no concurso para juiz indo trabalhar em Curitiba na sede da Justiça Federal.

Por lá, trabalhou primeiramente na vara previdenciária, onde ficou conhecido como o ‘juiz dos velhinhos’, apelido dado a ele por, quase todas as vezes, dar o ‘ganha da causa’ para os idosos sobre o INSS.

Dois anos depois, em 1998, Sérgio Moro foi transferido para a cidade de Cascavel, onde prosseguiu julgando casos criminais. Foi de lá que sua fama de ‘juiz durão’, surgiu.

Conheça a História de Sérgio Moro

Em 2003, Sérgio Moro volta para Curitiba; Local onde assume a ‘Primeira Vara especializada em crimes contra o sistema financeiro e lavagem de dinheiro’. Foi ai que começou o seu trajeto que o levaria a ser conhecido posteriormente em todo o Brasil e também no mundo.

Já em 2007, ele passou em segundo lugar no concurso para ser professor do Departamento de Direito Penal da Universidade Federal do Paraná.

Lá ele dava aulas duas vezes por semana, dentro de uma das matérias do último semestre da faculdade de direito.

 

Operações de destaque

Em 2010, Sérgio Moro começou a chamar a atenção da mídia local e nacional ao participar como juiz em um caso de destaque.

A ‘Operação Banestado’, como ficou conhecida, era um caso de desvio de bilhões de reais do Banco Estadual do Paraná, fato que ocorreu durante a década de 80/90.

Nessa época, ele já era conhecido como juiz que julgava ‘crimes do colarinho branco’.

Na sequência, foi convidado pela juíza Rosa Weber; Então ministra do Supremo Tribunal Federal, para servir como juiz instrutor do Supremo nos casos do Mensalão. Sérgio Moro ficou 1 ano prestando essa ‘consultoria’.

A vida do então juiz mudaria completamente outra vez no dia 11 de julho de 2013. Foi nessa data que ele autorizou a escuta telefônica de um doleiro.

Essa autorização resultou na maior descoberta de corrupção no meio político brasileiro de todos os tempos, a Operação Lava-Jato.

Foram dezenas de ‘delações premiadas’ ocorridas e quanto mais ‘se cavava’ mais informações e novos nomes surgiam dentro da operação. Empresas como Petrobrás e Odebrecht estavam dentro do escândalo.

A Operação Lava-Jato levou nomes de poder dentro da politica brasileira para a prisão. O mais conhecido e famoso deles é do ex-presidente Lula, condenado em primeira e segunda instância.

 

Sérgio Moro como Ministro da Justiça e Segurança Pública

Em 2016, Sérgio Moro figurou na revista Time como uma das 100 pessoas mais influentes do mundo.

Posteriormente, após a vitória do, agora presidente, Jair Bolsonaro, Sérgio Moro chegou a falar em publico várias vezes que não se envolveria com política.

Mesmo assim, aceitou o pedido de Jair Bolsonaro e se tornou Ministro da Justiça e Segurança Pública no dia 1º de janeiro de 2019.

 

Vazamento de áudios

Em meados de 2019, áudios do agora Ministro, Sérgio Moro, foram vazadas pelo site The Intercept Brasil.

Nesses áudios, o ministro aparece planejando e colaborando com os rumos da Operação Lava Jato com o então, procurador Deltan Dallagno.

O problema é que, pela constituição, um juiz não pode aconselhar nem interferir nas partes do processo. Isso trouxe rumores de possíveis anulações de processos nos quais Sérgio Moro possa ter ‘interferido’ com suas dicas.

Apesar disso, os áudios foram ‘excluídos’, uma vez que não foram gravados com autorização prévia da justiça.

 

Gostou de saber mais sobre a História de Sérgio Moro? Não esqueça de compartilhar em suas redes sociais.

Deixe uma resposta