NotíciasEducaçãoCrescimento expressivo nas matrículas de ensino técnico em 2024

Crescimento expressivo nas matrículas de ensino técnico em 2024

Crescimento Exponencial das Matrículas em Educação Profissional é Destaque no Censo Escolar 2024

O Censo Escolar 2024 revelou um aumento significativo no número de matrículas em cursos de educação profissional e tecnológica (EPT) no Brasil. Segundo os dados, houve um salto para 2,57 milhões de matrículas, mostrando um crescimento de mais de duas vezes em relação ao ano anterior.

- Publicidade -

Desse expressivo total, cerca de 1,57 milhão de estudantes estão matriculados em instituições públicas, evidenciando o papel fundamental do setor público na expansão da EPT. A proporção de estudantes do ensino médio regular que optaram por se inscrever em programas vocacionais, como cursos técnicos e de magistério, também cresceu consideravelmente, saltando de 12,5% em 2021 para 17,2% no último ano.

O Ministro da Educação, Camilo Santana, ao divulgar os resultados do Censo nesta quarta-feira (9), expressou a ambição do governo de elevar o patamar do Brasil ao dos países membros da OCDE. "Nosso desejo é colocar o Brasil nos patamares dos países da OCDE. É ousadia minha?", indagou Camilo.

Um dos destaques regionais mencionados no Censo foi o estado do Piauí, onde 52,4% dos estudantes do ensino médio regular estão envolvidos em programas vocacionais, indicando um forte investimento na educação profissionalizante.

Sobre a distribuição das matrículas, a maioria se concentra nas redes estaduais, com 74,3%, seguidas pelas federais com 21,4%, e municipais com 4,3%.

Metas Ambiciosas e Investimentos Robustos Direcionados à Educação Profissional

Em linha com o Plano Nacional de Educação (PNE) de 2014 a 2025, o governo se propõe a alcançar 4,8 milhões de matrículas em cursos técnicos de nível médio. Para a educação de jovens e adultos, a meta é que pelo menos 25% das matrículas nos ensinos fundamental e médio sejam de forma integrada à educação profissional.

Como parte dos esforços para atingir essas metas, estão em curso planos para a implantação de 102 novos campi de institutos federais de Educação, Ciência e Tecnologia em todo o país, com investimentos previstos de R$ 2,5 bilhões. Essa expansão pretende criar 140 mil novas vagas, prioritariamente em cursos técnicos integrados ao ensino médio.

Além disso, o ministro anunciou o investimento adicional de R$ 1,4 bilhão para melhorias nos institutos federais existentes. Outra iniciativa governamental é o Programa de Pleno Pagamento de Dívidas dos Estados (Propag), que a partir de 2026 permitirá que parte dos juros das dívidas estaduais com a União seja revertida em matrículas de educação profissional técnica de nível médio.

"Com o Propag, priorizamos que os recursos que serão investidos pelos estados pactuados com o Ministério da Fazenda sejam para ampliar as matrículas do ensino técnico no ensino médio brasileiro", destacou Camilo Santana.

Essas medidas refletem o compromisso e os esforços continuados do governo federal em fortalecer e expandir a educação profissional como uma via estratégica para o desenvolvimento educacional e econômico do país.

Matrículas no ensino profissionalizante crescem em 2024

Agência Brasil

Educação

- Publicidade -spot_img

Últimas Postagens

Brasil brilha e vence Canadá por 74 a 65 na AmericupW

Brasil Mantém 100% de Aproveitamento e Liderança na AmericupW com Vitória Sobre o Canadá O...

OBMEP 2023: 8.496 estudantes recebem medalhas nacionais

Estudantes de todo o Brasil são premiados na 19ª Olimpíada Brasileira de Matemática Em uma...

Governador reconhece carências em resgates no Monte Rinjani

O governador de West Nusa Tenggara, região onde se localiza o Monte Rinjani, na...

Brasil cria 148,9 mil empregos formais em maio, mostra Caged

O Brasil registrou um aumento significativo de 148.992 postos de trabalho com carteira assinada...

Manifestação em SP apoia Bolsonaro e critica STF

Na tarde deste domingo (29), a Avenida Paulista foi palco de uma grande manifestação...

STF questiona RJ sobre guarda armada com temporários

O Supremo Tribunal Federal (STF), através do ministro Edson Fachin, solicitou esclarecimentos da Prefeitura...

Controle Rigoroso nas Vendas de Canetas Emagrecedoras

Farmácias e drogarias em todo o Brasil começaram a implementar uma política mais rigorosa...

Protesto em GO exige fechamento definitivo de lixão

Desde 2016, a vida de Rosileuda Rodrigues e da comunidade do distrito de Monte...

Samba da Bahia é destaque na TV Brasil neste domingo

A tradicional cultura baiana é a grande protagonista na edição inédita do programa "Samba...
- Publicidade -spot_img