Supremo Tribunal Federal suspende julgamento sobre anulação de processos contra Antonio Palocci
O julgamento no Supremo Tribunal Federal (STF) referente à possibilidade de anulação de processos contra o ex-ministro Antonio Palocci, investigado na Operação Lava Jato, foi suspenso nesta sexta-feira (4) após o ministro Nunes Marques pedir vista do processo. A decisão interrompe a análise do caso, que permanece com um empate de 2 votos a 2.
Os ministros André Mendonça e Edson Fachin votaram contra a anulação dos processos, enquanto Gilmar Mendes e Dias Toffoli mostraram-se favoráveis. A análise é realizada pela Segunda Turma da Corte e diz respeito a um recurso da Procuradoria-Geral da República (PGR), que objetiva invalidar a decisão proferida pelo ministro Dias Toffoli, relator do caso.
Em uma decisão de fevereiro deste ano, Toffoli acatou o pedido de anulação solicitado pela defesa de Palocci. O argumento utilizado baseou-se nos precedentes estabelecidos pelo próprio Supremo, que reconheceu a parcialidade do ex-juiz Sergio Moro ao julgar os réus da Operação Lava Jato. Moro era o titular da 13ª Vara Federal em Curitiba, onde os processos em questão foram conduzidos.
Como consequência dessa decisão, todas as ações judiciais presididas por Moro contra Palocci foram invalidadas, incluindo um dos processos no qual o ex-ministro foi condenado a 12 anos de prisão. Entretanto, apesar da anulação, o acordo de delação premiada assinado por Palocci foi preservado.
Não há data prevista para a retomada do julgamento, que teve início na última semana em um ambiente virtual. O pedido de vista por parte do ministro Nunes Marques interrompe temporariamente a deliberação sobre o tema, aguardando-se a continuidade da votação assim que o julgamento for retomado pela Segunda Turma do STF.
Fonte: Agência Brasil (imagens retiradas de agenciabrasil.ebc.com.br, como indicado nos metadados do conteúdo original).
Essa matéria se baseia nas informações disponíveis até a data mencionada e seguirá sendo atualizada conforme o desenvolvimento do caso.
Nunes Marques pede vista e suspende julgamento de Palocci no STF
Economia