O filme “O Agente Secreto”, dirigido pelo brasileiro Kleber Mendonça Filho, estreou mundialmente no 78º Festival de Cannes, recebendo uma ovação de cerca de 15 minutos após sua exibição. Esta produção, que tem Wagner Moura como protagonista, compete pela Palma de Ouro e é uma coprodução entre Brasil, Alemanha, França e Holanda. O projeto foi financiado com apoio do Fundo Setorial do Audiovisual (FSA) da Agência Nacional do Cinema (Ancine), vinculado ao Ministério da Cultura (MinC).
A presença brasileira foi marcante com a chegada da delegação ao tapete vermelho, que incluiu apresentações de frevo pernambucano, trazendo a cultura do Brasil para as ruas de Cannes. Entre os membros da comitiva estavam os atores Gabriel Leone, Maria Fernanda Cândido, Juliana Paes, além de Barbara Paz e Isabel Zuaa. Junto a eles, estavam a produtora Emilie Lesclaux, o diretor Kleber Mendonça Filho, a ministra da Cultura Margareth Menezes e a secretária do Audiovisual, Joelma Gonzaga.
Paralelamente, o Marché du Film em Cannes sediou a conferência “Com quem (co)produzir no Brasil?”, que mostrou ao público internacional os variados perfis do audiovisual brasileiro. Representantes de diversas entidades, como a Associação de Produtores do Nordeste (APAN) e a Fundação Cinema do Rio Grande do Sul (Fundacine), participaram do evento. Durante a conferência, a ministra Menezes enfatizou a importância da cultura brasileira no cenário internacional, destacando os esforços para ampliar a presença do audiovisual nacional globalmente.
Enfatizando a diversidade, o painel “Vozes da Maioria no Cinema: Os 54% Negros do Brasil Não Podem Esperar” ocorreu, com a participação de Camila Pitanga e outros importantes representantes do setor. Este evento focou na necessidade de políticas públicas que promovam a equidade racial e incentivem a representatividade nas produções audiovisuais.
Os eventos em Cannes ressaltam o compromisso do Brasil em promover sua cultura e talento no exterior, usando o cinema como uma ponte para diálogos internacionais e a celebração da diversidade.
Agente Secreto leva frevo para Cannes e tem estreia aplaudida
Internacional